header top bar

Wallace Dantas

section content

Palavras Sinceras

18/01/2019 às 09h50 • atualizado em 25/01/2019 às 14h15

Coluna de Wallace Dantas

(Discurso proferido por ocasião da colação de grau de uma turma do terceiro ano do ensino médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Sousa/PB)

……………………………………………………………………………………………………………….

Muito a escola ensina, desde disciplinas, como português e matemática, até a sentar e comer (obrigação, primeiramente dos pais e familiares), mas seja a escola, pais ou o que for, nenhum deles ensina a capacidade de suportar. Clarice Lispector já dizia isso, mas fiquem tranquilos, não falarei de Clarice Lispector aqui! A capacidade de suportar se aprende com a vida, e é dela que falarei, afinal, se aqui estamos é porque vida temos.

[…]

A vida, então, nos permite viver o ano de 2018… E que ano!! Ano onde nossas relações foram reconstruídas, porque não existia mais apenas a verdade, mas, agora a cumplicidade. Aqui, depois de dois anos a me suportarem, porque a vida vos ensinou isso, passamos a viver, conviver… Passamos, de uma maneira mágica, a sermos cúmplices, amigos, camaradas, numa relação que foi além de um contato professor-aluno.

Em 2018, naturalmente, as situações foram se construindo, se fazendo, nascendo e vivendo, sem morrer ou findarem. Foram apenas ressignificações, amadurecimentos, diálogos, verdades.

Com vocês, descobri o valor de sorrisos em meio aos meus choros! Quantas vezes, por motivos que não cabem neste texto, cheguei à sala de aula desolado, mas com vossas brincadeiras, comentários, piadas sem graça, reflexões em torno da vida, sai feliz, na certeza plena de ter escolhido a melhor profissão desta vida, desta terra.

Com vocês, aprendi o que é se desamarrar de paradigmas e pensamentos que me impediam de viver, para ser livre e viver o lado mais bonito da vida. Aprendi a rir, a brincar, a abraçar, a falar mais ameno, a ser mais delicado, além do que já sou… A ser carinhoso, digamos.

[…]

Aprendi com adolescentes mais racionais e éticos que muitos adultos que conheço nesta terra de ninguém.

Aprendi que apenas no olhar a verdade pode estar, ausente de palavras e discursos dúbios.

Aprendi que vocês não querem palavras e discursos, mas querem exemplos. Aprendi na prática que o exemplo é o melhor ensino dentro de uma educação de excelência. Aprendi que palavras de nada servem, quando as ações gritam o contrário.

Aprendi a ter sentimentos, a me preocupar, a viver o que talvez nunca vivi.

Com vocês ri, ri muito, mas, às escondidas, no dormitório, acordado, chorei e muitas vezes fui consolado por muito de vocês.

Vocês, comigo desabafaram. E eu, convosco, desabafei. Trocamos confidências, verdades, alegrias e tristezas. Fomos verdadeiros, apesar das mentiras que estiveram em nosso meio, mas que apenas nos fizeram crescer, afinal de contas, sempre existirá joio no meio do trigo, e, mesmo quando estamos querendo, não conseguimos tirar as lamas que cercam as pérolas.

No meio de tantas lições, de tudo o que vocês suportaram e que, depois, suportamos, vocês me escolheram para ser eternizado como o nome da turma do terceiro ano deste 2018, (…) e, por isso, sou e serei exacerbadamente grato. Não há palavras dicionarizadas que sejam capazes de externar minha alegria quanto a isso, mas há um Deus nos céus que compreende e sabe do que falo. Afinal, como sempre falei para vocês, e parafraseando o apóstolo Paulo, ‘não podemos contra a verdade a não ser usando outra verdade’. E, neste momento, falo verdades, porque todos nós, juntos, vivemos tudo isso que agora relato aqui.

Na vida, porém, nada é tão lindo que não possa ficar feio, mas em se tratando de vida, se muito de vocês suportaram até aqui, muito terão que suportar e viver, porque a vida é isso: suportar e viver.

Para amenizar o ato de suportar, agora, entendam que a vida é feita de escolhas, portanto, antes de suportarem as consequências (às vezes negativas) de vossas escolhas, pensem. Pensar é uma atitude nobre pouco considerada pelos humanos e, como costumo dizer, apenas os inteligentes pensam. E devemos pensar antes de falar e agir. Pensem sempre! Sempre!

Honrem os vossos pais, por mais cruéis que eles sejam. Cruel no sentido da falta de carinho e atenção, porque certamente muitos pais que aqui estão, por terem dinheiro e conceder qualquer bem material a vocês, pensam que fazem o suficiente. Independente de vocês terem ou não o amor, o carinho, um abraço ou uma palavra do pai e da mãe honrem-nos acima de qualquer situação.

Respeitem todos os seres humanos que vos rodeiam. Respeitar é o elemento básico de uma vivência em sociedade. Respeito é basilar em qualquer circunstância. O fato de vocês não aceitarem, não significa que devem se comportar com falta de respeito. Ponham-se sempre no lugar do próximo. Reciprocidade é a palavra.

Tomem como exemplo as péssimas pessoas e suas ações. Sim, porque se é ruim vocês não devem fazer igual. Às vezes, o negativo serve muito de exemplo. Autorreflexão sempre, principalmente nestes dias de individualismo.

Amem! O amor é o essencial desta vida. Amem o próximo como vocês se amam. Amem ardentemente, intensamente, loucamente, mas sempre sendo racionais. Quem ama, confia. No amor, não há espaço para desconfianças e infantilidades.

Sejam verdadeiros sempre e nunca fingidos. A verdade sempre prevalecerá em toda e qualquer situação. Só peço que não digam a verdade da minha maneira, sejam, por favor, mais delicados. Se não tiverem como falar a verdade no momento, se calem e falem quando oportuno. E, nunca, jamais, ajam com raiva. A raiva mata!

Por fim, Queridos, estudem! Entendam que quem estuda não precisa bajular ninguém ou estar embaixo da sombra de outra pessoa. E, sou a prova viva de que estudar aumenta a conta bancária! O conhecimento é libertador e essencial para quem quer, realmente, ser alguém. Estudem como vocês têm necessidade de se alimentar e de respirar. E respeitem vossos professores, mesmo que, em algum momento, eles faltem com respeito com vocês. Não se rebaixem à insanidade alheia, ao individualismo alheio. Sejam sempre superiores. Sejam sempre dignos!

Entendam que na vida nada acontece por acaso e que tudo tem um propósito. Mas mais do que entender isso, aceitem que tudo tem um tempo determinado. E se aqui, vossas vontades foram sempre supridas, haverá momentos que vocês deverão aceitar que nada gira ao redor do mundo de vocês. A vida vai além da adolescência e do ensino médio e, mais do que isso, a vida cobrará de vocês maturidade e responsabilidade. Haverá momentos que os pais não estarão por perto para vos ajudar e, quando chegar este momento, não se acovardem: ergam a cabeça e sigam em frente, vencendo. Mas entendam que a vitória vem depois de muita luta e, o maior lutador, é aquele que não desanima, mesmo estando sozinho.

E, por fim, suportem este governo que, por coincidência, iniciará em 2019, justamente no ano que vocês ingressarão no ensino superior. Vocês terão que suportar muitas situações pífias que não cabem serem mencionadas aqui.

Obrigado por tudo o que vocês representam na minha vida.  Sem excessos, em 2018, vocês foram o meu melhor, foram únicos, foram incríveis… E serão inesquecíveis!

Adoro essa turma. Adoro todos vocês, mas não me esquecerei de uns bem em especial que, por questões de ética, educação e espaço, não serão mencionados neste texto.

E, quando precisarem, sabem onde e como me encontrar.

Essas são as minhas mais sinceras palavras, do âmago de minhas verdades, para o coração de cada um de vocês.

Muitíssimo Obrigado!

Prof. Wallace Dantas

18 de novembro de 2018

Wallace Dantas

Wallace Dantas

WALLACE DANTAS
Graduado em Letras/UFCG Especialista em Ensino de Português e Linguística/UFRN
Mestrando em Linguagem e Ensino/UFCG
Professor de Língua Portuguesa, Linguística, Português Jurídico e Metodologia Científica.

Contato: [email protected]

Wallace Dantas

Wallace Dantas

WALLACE DANTAS
Graduado em Letras/UFCG Especialista em Ensino de Português e Linguística/UFRN
Mestrando em Linguagem e Ensino/UFCG
Professor de Língua Portuguesa, Linguística, Português Jurídico e Metodologia Científica.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: