header top bar

Alexandre Costa

section content

Prefeitos eficazes

27/11/2020 às 16h06

Coluna de Alexandre Costa

Por Alexandre Costa (*)

“Não importa se o gato é preto ou branco, o que importa é que o gato pegue o rato”

Deng Xiaoping

A celebre frase do líder chinês Deng Xiaoping (1904-1997), criador da economia de mercado socialista, continua atualizadíssima para os dias de hoje em termos de administração moderna, onde novas técnicas de governanças auxiliam gestores na frenética e contínua busca de entregar resultados. Não precisamos ir para o outro lado do mundo para comprovar a eficácia da máxima de Xiaoping. Quero me reportar a um tema que veio à tona na última campanha eleitoral, que se transformou em alvo de polêmica e discórdia: A obra de prolongamento da Avenida João de Sousa Maciel, uma das obras de mobilidade urbana mais importantes para a cidade. O confronto se instalou quando o deputado Junior Araújo (Avante) conseguiu que o governador Azevedo (Cidadania) visitasse a futura obra onde arrancou o compromisso do mesmo a autorização do início dos estudos técnicos para a realização da tão sonhada obra. O prefeito José Aldemir (Progressistas) agiu rápido, no seu estilo belígero quando atingido, revidou, acusando o jovem deputado de intromissão numa obra onde o município já tinha iniciado as tratativas com a família Arcanjo, titulares do terreno, e já tinha a garantia do deputado federal Agnaldo Ribeiro (Progressistas) de verba federal para executar a obra.

O cajazeirense, perplexo, ficou a se perguntar? O que levou a repentina priorização de uma obra que era para já estar pronta desde a inauguração da Escola Técnica Estadual Nicéia Claudino? Será que essa disputa entre esses nossos dois importantes líderes políticos ajuda ou atrapalha? Ou será que a história vai se repetir a exemplo da obra de asfaltamento das ruas da cidade, prometida na campanha de 2016 em praça pública sob discursos inflamados, aplausos e foguetões, que foi abortada pela derrota da candidata do Palácio da Redenção?

Essas disputas insanas dos nossos políticos vão perfeitamente de encontro a “teoria do gato”, de Xiaoping. O cidadão cajazeirense não quer saber quem vai fazer a obra, se é o estado, o município ou a união. O munícipe quer a obra pronta, prestando serviço à comunidade. Isso sim!

É chegado o momento dos nossos políticos descerem do palanque, ensarilhar as armas, somar esforços para vencermos desafios hercúleos que temos pela frente, além da Avenida João de Sousa Maciel; Implantação do Parque Linear do Açude Grande; revitalização urbanística de todo centro da cidade; a substituição de toda a tubulação do abastecimento d’água da cidade; o HU Sertão; atrair investimentos, a exemplo de Patos, para transformar nosso aeródromo em aeroporto.

Para uma gestão de resultados, o prefeito eleito tem que se debruçar sobre a sua principal ferramenta para induzir o crescimento econômico do município, gerar empregos e disciplinar a ocupação dos espaços urbanos da cidade. Estou me referindo ao plano diretor da cidade criado nos anos 1970, que precisa de uma atualização para adequações as cidades inteligentes do século XXI. Esses sim, são os grandes desafios da gestão de José Aldemir para os próximos quatros anos que serão diuturnamente cobrados pelos cajazeirenses.

O recado foi dado nas últimas eleições: o eleitor premiou com a reeleição e vai continuar premiando os gestores melhores avaliados independente de viés ideológico ou cor partidária. Prevaleceu a gestão de resultados, de alta resolutividade, a gestão que entrega serviços de qualidade a população. Os demais concorrentes que no futuro não se enquadrarem neste moderno revolucionário modelo de governança publica estarão condenados a extinção.

(*) Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, empresário, presidente da CDL Cz, diretor da Fecomércio PB e membro da ACAL.

Cajazeiras, Novembro de 2020.

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Fecomercio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Contato: [email protected]

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Fecomercio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: