Propostas
Por José Ronildo – Com a proximidade da campanha eleitoral em Cajazeiras, as propostas e promessas começaram a aparecer por parte de candidatos a prefeito: Chico Mendes e Socorro Delfino.
Nesse período, segmentos que ficam esquecidos também são procurados, além das comunidades rurais e dos bairros, por meio principalmente das associações comunitárias.
O prefeito José Aldemir, que caminha para oito anos à frente da Prefeitura Municipal, conseguiu recursos para obras importantes. Resta saber quais as demandas que ainda precisam de solução. O governador João Azevêdo também fez investimentos relevantes na cidade. Os dois ampliaram bastante a malha asfáltica da cidade e ainda tem uma emenda de 1 milhão para pavimentar a Aldo Matos de Sá, que liga o HRC até a saída para São João do Rio do Peixe.
O governo do Estado também fez a Avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque, ligando a Rua João de Sousa Maciel até a BR 230, a urbanização do entorno do Perpetão, além da pavimentação da estrada de Engenheiro Avidos, que deve ser retomada nos próximos dias pela nova empresa habilitada, afinal, a obra se arrasta há mais de quatro anos.
O prefeito por sua vez implantou o CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) e conseguiu 600 apartamentos pelo Minha Casa Minha Vida; fez o Cemitério da Zona Norte e revitalizou a Praça Nossa Senhora de Fátima, além da cobertura da Feira da Fruta.
Algumas obras não foram concluídas, como as creches das zonas sul e norte; o abastecimento d’água de dezenas de comunidades rurais, via Funasa está em andamento; mais um puxadinho na Policlínica; a licitação para executar a obra de readequação do Canal da Travessa Joaquim Costa está aberta; a Unidade do Hospital Napoleão Laureano também está sendo construída; fez cobertura para os postos de mototáxi; A revitalização da Praça do Skate em frente ao Terminal de Passageiros está em execução.
A gestão não conseguiu retirar as antenas do moro do Cristo Rei para implementar um projeto urbanístico e turístico, nem a revitalização do Mercado Público Central, transformando-o em um Shopping Popular.
Outra cobrança aos candidatos é com relação a volta do transporte coletivo. No tempo do ex-prefeito Epitácio Leite Carioca tinha um ônibus subindo e descendo para as Casas Populares. Hoje, não existe mais. A cidade cresceu e o transporte coletivo sucumbiu. É bem verdade que surgiu o transporte de moto taxi, mas o preço da corrida não é acessível para todos.
A cidade também precisa de mais casas populares pelo Minha Casa Minha Vida, após conquistas importantes como o IML, o novo prédio da 6ª Ciretran e o aeroporto. Tem se falado também em uma obra grandiosa, que evidentemente o futuro gestor teria que ter o poder de convencimento e articulação para que a bancada federal destinasse recursos, no caso, as alças norte e leste que evitaria que caminhões pesados passagem por dentro da cidade.
A urbanização do entorno do Açude Grande depende da retirada dos esgotos da zona norte, já prometida pela Cagepa, mas sem prazo para iniciar.
Sucessão
O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima deverá ser novamente candidato ao governo do Estado em 2026. Ele se saiu muito bem na primeira disputa, levando o embate para o segundo turno com João Azevêdo.
Por sua vez, pelo grupo situacionista, os nomes cotados são do atual vice-governador, Lucas Ribeiro já que João deverá deixar o governo para disputar um mandato de senador. Com isso Lucas assumirá e certamente com a caneta na mão vai querer disputar a continuidade no cargo, mas também tem o Republicados de Hugo Mota e Adriano Galdino que certamente terá interesse na cabeça de chapa. Adriano inclusive já se lançou e disse que tinha o apoio de 20 deputados estaduais.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário