Quer divulgação da sua cidade? Invista nos esportes, no futebol!
No final desta semana a Federação Paraibana de Futebol (FPF), divulgará a lista com o nome das equipes que irão disputar a Segunda Divisão do Paraibano 2011. Das doze equipes inscritas, apenas duas estão até agora aptas para a Competição, que deve começar no próximo mês de maio. As duas agremiações garantidas são: o Paraíba de Cajazeiras, que tem na presidência o empresário Tiko Miudeza, e o recém criado, mas já legalizado e prontinho para a disputa Flamengo Paraibano. Estes estão com todas as taxas quitadas e por isto não precisavam sequer comparecer a última reunião acontecida na Federação, pois o assunto em pauta era as pendências financeiras junto a Entidade.
Tiko não compareceu, pois além da distância de mais de 400 km, tem outras atividades além do futebol, o representante do Flamengo foi, possivelmente para fazer o “Social” junto aos possíveis futuros adversários. Todos os demais estavam “enrolados” e desenrolar neste caso é arrumar o “papel colorido” para seguir com o sonho de chegar ou voltar à elite do Paraibano. Caso da Perilima, Santa Cruz, Serrano, Internacional e outros. No caso dos novatos Picuiense da cidade de Picuí, e Duque de Caxias de Cajazeiras, a “dor” é maior, eles precisam pagar a taxa de profissionalização que é de 60 mil reais. Mesmo que a presidente se compadeça e permita um desconto, ou mesmo dividir em parcelas, ainda é amargo para equipes de cidades que não dispõe de grandes empresas e que o poder publico ainda não despertou para a importância de incentivar o futebol local. Sem falar dos custos durante a competição.
Os valores são altos para os sonhadores que se propõem a fazer sem recursos e por muitos anos o futebol amador, alimentados pela possibilidade de um dia ter apóio e chegar ao profissional, tendo bons resultados. No entanto estes mesmos custos altos, são irrisórios para empresários e setor público que na realidade são beneficiados por tudo que gera o esporte e em especial o futebol.
Em Campina Grande e em João Pessoa, os prefeitos já perceberam que investir no futebol é importante para todos, sendo praticamente os maiores defensores e patrocinadores das equipes. No Sertão e Brejo há resistência a ser vencida, na região do Curimataú/Seridó, a Picuiense depende do pensamento e atitude do representante do poder publico e do setor privado para se tornar o represente do futebol na região. Sem falar que o Brejo pode ficar sem representação na Série A em 2012, pela forma como a Desportiva Guarabira vem no Paraibano 2011, ficando a cidade da melhor Carne de Sol do Brasil, com a responsabilidade de mostrar serviço, quero dizer Futebol.
Secretaria de Esportes da Paraíba
Esta semana que se passa, a cidade de Cajazeiras recebeu representantes da Secretaria de Esportes do Governo Ricardo Coutinho. A missão desta comissão foi de anunciar a realização dos Jogos Escolares da Paraíba e como anda a sua organização para as etapas regionais. Na pauta muita cobrança aos “sofridos” profissionais da Educação Física e nada, nada, nada de alguma esperança na melhoria da estrutura das escolas para a prática das atividades físicas, desportivas e recreativas.
Condições precárias
Por falar em estrutura física das escolas para as suas atividades desportivas e de lazer, Cajazeiras, seguramente é uma das piores, senão a pior cidade paraibana em termos de um “espaçozinho” para que os profissionais da Educação Física possam realizar as suas aulas e preparar os seus alunos em termos físicos, técnicos e táticos nas diversas modalidades dos desportos. Sim, temos uma exceção, o Polivalente Cristiano Cartaxo, isso graças as suas dimensões e ao trabalho dos incansáveis professores José Filho e Carlinhos Leite.
BOLA DENTRO
Para o trabalho de Afonso e do seu filho Paulo com as meninas do futebol de campo e do futsal do Paraíba. Equipe excelente e o trabalho muito organizado. Pena que não tenha o apoio merecido. Mesmo assim vale uma NOTA 10!
BOLA FORA
Para a falta de apoio aos caminhantes do Leblon em Cajazeiras. As bicicletas atrapalham, os cachorros intimidam e a droga incomoda a todos os praticantes. Quer mais? Lixo e escuridão para fechar com a NOTA 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário