header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Roberto Dinamite: O Pelé do Vasco

10/01/2023 às 16h36

Coluna de Reudesman Lopes - na foto: Rui Edvan, árbitro do jogo; Caçote, Darlan e Roberto Dinamite.

Por: Marcelo Monteiro

Pelé se tornou sinônimo daquele que é o melhor. Roberto Dinamite é o Pelé do Vasco. O clube de São Januário teve muitos craques: Ademir de Menezes, Barbosa, Jair Rosa Pinto, Vavá, Romário, Edmundo. Mas, Roberto é o número 1. Ou melhor: o número 10.

Maior ídolo da história do Vasco, Dinamite obteve algo que poucos craques com a trajetória diretamente ligada a um clube conseguiram: o respeito e admiração dos torcedores das equipes rivais. Maior artilheiro da centenária história do Vasco (708 gols), Roberto tem marcas relevantes quando comparado a outros grandes goleadores do futebol nacional.

De várias épocas. É o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (190 gols), do Campeonato Carioca (279 gols) e dos três clássicos cariocas envolvendo o Vasco (27 tentos no Flamengo, 25 diante do Botafogo e 36 contra o Fluminense).

Na Seleção, Roberto também mostrou seu faro de artilheiro. Foi um dos destaques do Brasil na Copa de 78 (três gols em cinco jogos – incluindo o que classificou a equipe para segunda fase, diante da Áustria). E poderia ter sido, tranquilamente, o camisa 9 do Brasil no Mundial de 82. Foi chamado após o corte de Careca, mas Telê Santana insistiu até o final com Serginho, sem escalar Dinamite um minuto sequer na Espanha.

Além do aguçado faro de gol, Roberto tinha muita técnica. Era um exímio cobrador de faltas. E, na segunda metade da década de 80, mais experiente, deixou um pouco o lado goleador para servir aos companheiros. O jovem Romário cansou de balançar as redes com passes do “veterano” camisa 10.

A mensagem que fica para sempre é a mesma que estava estampada na camisa do Vasco no jogo de despedida de Dinamite, em 24 de março de 1993, contra o La Coruña, no Maracanã: Valeu Roberto!

Roberto Dinamite em Cajazeiras

Em 1985 quando o Vasco da Gama excursionava pelo nordeste, Roberto Dinamite fez um jogo amistoso em Cajazeiras no Estádio o Perpetão, a partida foi realizada no dia 5 de maio deste mesmo ano. Naquela tarde o Colosso das Capoeiras registrou um público espetacular e a sua maioria de vascaínos que queriam ver o ídolo e artilheiro atuando com a camisa do time da Cruz de Malta. Roberto Dinamite fez uma partida fantástica o Vasco goleou o Atlético e ele fez três gols para delírio da galera vascaína.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: