header top bar

Padre Djacy

section content

Ronaldo fez a sua parte

25/02/2011 às 22h57

Os últimos dias não foram nem um pouco felizes para um dos melhores atletas que o mundo viu em ação desde meados dos anos 90. A derrota para o Tolima foi jogada sobre suas costas, como se fosse ele o culpado único. Não foi. Há meses, para não dizer dois anos, Ronaldo tem sido vítima das críticas de torcedores e jornalistas. Porque não treina, porque não se mantém em forma, porque vai a festas, porque badala, porque estica as férias, porque isso, porque aquilo. A contrapartida dessas críticas é “pobre Corinthians”, “pobre torcedor corintiano”.

Para muitos críticos, o outro vilão dessa história – ah, sim, é verdade, vilão, pois para muitos é isso que se tornou o atleta três vezes melhor do mundo – é o marketing, o famigerado marketing, o desgraçado marketing que destroi o coitado do futebol, algoz de dirigentes sonhadores e iludidos. Quando Ronaldo assinou com o Corinthians não era segredo para ninguém que suas condições físicas estavam longe do ideal atlético. Estava claro, também, ao menos para quem tem um mínimo de conhecimento de preparação física, fisiologia e conhecimento do que foi a carreira desse jogador em termos médicos, que ele jamais conseguiria atingir esse estado atlético ideal.

Nunca foi escondido que ele teria, por merecimento e por acordo, condições especiais dentro do elenco, jogando e treinando dentro de suas possibilidades. Em troca desses privilégios, Ronaldo seria peça fundamental para vários projetos do clube, a começar por um aumento nas receitas. E isso aconteceu. Graças a ele, não se iludam, o valor dos patrocínios pagos ao Corinthians teve um aumento brutal. Para vê-lo em campo, os torcedores afluíram em maior número, com maior regularidade, pagando preços até mesmo absurdos, considerando-se o que é o Brasil e o que é a renda média desse país. Sua presença elevou à autoestima do torcedor corintiano a um nível altíssimo.

É bom lembrarmos que o clube vinha de um terrível rebaixamento para a Série B, com escândalos dos mais diversos empanando sua história. A elevação do valor da marca Corinthians no mercado brasileiro é outro reflexo da passagem de Ronaldo pelo clube. Novamente, um ganho considerável que deixará frutos.

Em entrevista Ronaldo disse que seu corpo não agüenta mais. As dores, entretanto, continuaram falando alto, ele também vítima de ameaças, e mais as pichações, as chacotas, que são aceitáveis vindas dos adversários, mas são inaceitáveis quando partem dos próprios torcedores, e, penso eu, uma desilusão com tudo isso junto, levaram-no a parar antes do tempo e de forma tão injusta. Ronaldo foi e continua sendo um de meus ídolos. Pena que tenha sido tão maltratado em sua reta final.

Esforçado
O Secretário de Esportes da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Humberto Pessoa, tem se mostrado muito dedicado e esforçado. A sua missão, segundo ele nos passou é fazer com que a cidade de Cajazeiras possa ter em cada bairro um campo de futebol com boas condições para a prática deste esporte por parte da comunidade que ama a “redondinha”. No bairro dos Remédios ele conseguiu do Comandante Ronildo a certeza que o Batalhão da Polícia Militar cederá um espaço para construção de um campo de futebol, agora ele luta para ter as máquinas para a limpeza do terreno e ontem me informou que já recuperou o campo do Polivalente para a comunidade do Bairro do Cristo Rei e de toda aquela região.

Rotary Club de Cajazeiras
O Rotary Club de Cajazeiras vai participar de três projetos que serão iniciados após o período do carnaval e que deverá ter coordenação e apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e da Universidade Federal de Campina Grande através da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras. O primeiro é o da Caminhada que deverá contemplar a área do Xamegão e do Açude Grande e os outros dois são referentes as Atividades Físicas para Idosos da Pastoral São João Bosco e da Zona Norte da cidade. Uma reunião acontecerá entres todas as entidades envolvidas para as providências finais e o planejamento de lançamento destes projetos.

BOLA DENTRO
Para a “guerra” já iniciada pelos atleticanos históricos na tentativa de fazer com que o Trovão possa voltar a disputar a segunda divisão do paraibano. Heróis, eles merecem a nossa confiança e uma NOTA 10!

BOLA FORA
Para a volta do “lenga lenga” com relação ao Atlético Cajazeirense de Desportos, se participa se não participa. Recomeço de um novo sofrimento para os amantes do Mais Querido do Sertão. Pena, mas, Cajazeiras é assim mesmo. NOTA 0!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: