header top bar

José Ronildo

section content

Tentativa de golpe

10/01/2025 às 19h08

8 de janeiro - marcelo camargo-angencia brasil

Por José Ronildo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parafraseou o título do filme de Walter Salles “Ainda estou aqui” em seu discurso em defesa da democracia, durante a programação que marcou dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivo e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, afirmou.

“Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça”, prosseguiu o presidente.

Lula reafirmou que os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro de 2023 serão punidos, inclusive, os suspeitos de um plano para matar o petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

LEIA TAMBÉM:

“Sempre seremos implacáveis contra quaisquer tentativas de golpe. Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram o assassinato do presidente, vice-presidente da República e do presidente do tribunal superior eleitoral. Terão amplo direito de defesa e terão direito à presunção de inocência”, disse Lula.

O presidente citou as obras de arte vandalizadas, que foram reintegradas ao acervo do governo após restauro, e lembrou que ditaduras costumam atacar a arte e a cultura.

“A arte e a cultura, que as ditaduras odeiam, a história e a memória que sempre tentaram apagar. Estamos aqui porque é preciso lembrar para que nunca mais aconteça. Se hoje estamos aqui, é porque a democracia venceu.

Lula também afirmou que trabalha para que pessoas não sejam mortas por questões políticas, a exemplo do que ocorreu no passado do país. Os eleitores de Bolsonaro no dia 8 de janeiro de 2023 foram até Brasília após esperarem acampadas em frente aos quarteis do exército, sem sucesso por uma sinalização de golpe de estado, mantendo o ex-presidente no Poder e evitando a posse de Lula, eleito democraticamente.

Todo um ambiente de golpe foi criado com essa finalidade, entretanto, desistiram da ideia e o povo ficou nas ruas e decidiu ir para Brasília, em pleno domingo e como não encontrou resistência, invadiu o Palácio do Planalto, Congresso e Supremo, ocasião em que praticaram vandalismo e danos ao patrimônio público. O ex-presidente Bolsonaro e seus aliados (deputados e senadores) concordam que houve vandalismo e danos ao patrimônio, mas não tentativa de golpe, como foram enquadrados pelo STF.

A solenidade, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, ocorreu após a reintegração ao acervo da Presidência da República de obras de arte que foram vandalizadas há dois anos. As peças passaram por um processo de restauro. Ao todo, foram entregues 21 obras.

Mudanças

A imprensa já pôde perceber algumas mudanças no início da gestão da prefeita Corrinha Delfino. A primeira mudança é com relação ao gabinete da prefeita. Na reforma feita ainda na gestão de Zé Adelmir, ele foi para o andar superior e com uma novidade: uma sala de reuniões, inclusive, a primeira reunião com o secretariado já foi realizada no local. Depois, a prefeita despachou com todos eles, entrando pela noite.

Antes, as reuniões aconteciam na Amasp ou em outros espaços mais amplos. Os prefeitos não despacharam no gabinete. Zé Aldemir atendia correligionários, secretários e a população em sua residência. Vamos aguardar pra ver se a prefeita vai continuar trabalhando e despachando no gabinete. Corinha também vem acompanhando de perto as obras, como reforma da escola José Leite Roim, a Areninha na Vila Nova e o trabalho da secretaria de Infraestrutura.

Influencer

Com seus mais de 30 mil seguidores no Instagram, a prefeita de Uiraúna Leninha Romão virou uma influencer digital. Tudo ela filma e posta, desde as visitas, ordens de serviços, como também seu dia-a-dia; mostra suas funcionárias, cozinheiras, inclusive, os recebidos, que são os presentes, como roupas, bolsas, lanches, pizzas, tudo para que a prefeita poste.

Ela, lógico não cobra e diz que é um prazer divulgar o comércio local. Quando a cantora Simone Mendes fez um show na cidade, a prefeita mandou preparar uma galinha de capoeira. Podia ter virado “meme”, mas não é que a artista adorou a iguaria nordestina e ainda levou pra casa para almoçar no dia seguinte. Tudo devidamente registrado pelas redes sociais da prefeita e da cantora.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: