header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Uma visita ao Parque Arruda Câmara, a Bica

17/01/2023 às 19h35 • atualizado em 17/01/2023 às 19h37

Coluna de Reudesman Lopes - foto: arquivo pessoal

Por Reudesman Lopes

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara é um jardim Zoobotânico localizado em João Pessoa, essa reserva tombada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) desde 26 de agosto de 1980.

O parque apresenta animais de uma centena de espécies e conta com uma infinidade de plantas da flora brasileira. Popularmente chamado Bica, em virtude de uma fonte natural de água potável em seu centro, o Parque Arruda Câmara é um local muito visitado pelos turistas que visitam a nossa capital.

Nos anos 70, quando cursava Educação Física e ainda sem conhecer esse local, junto com alguns amigos lá fomos nós para a Bica. Confesso que fiquei encantado em ver de perto algumas das espécies de animais que víamos apenas em filmes. Quando das minhas vindas em João Pessoa sempre colocava esse parque entre os locais a ser visitado, mas, por um ou outro motivo jamais o visitava.

Pois bem, passados todos estes anos, na terça feira, dia 10 deste janeiro, acordei ouvindo das filhas a indicação que nesta manhã iriam visitar a Bica, logo despertei e disse-lhes: “Também vou, estou dentro”, essa era a oportunidade de não deixar mais uma vez, para depois, uma visita a este local. Juntamo-nos a esposa Edinilza, as filhas, Maíra e Maitê, Emanuel o genro, Edi a cunhada, os netos, Bernardo Théo e Martin e a neta Maria Fernanda e rumamos para o Parque Arruda Câmara.

Ao chegarmos logo tive a primeira surpresa quando vimos os estacionamentos completamente lotados, mas, conseguimos uma vaguinha para estacionarmos os carros. Na entrada uma enorme fila para comprar o bilhete de ingresso, mas, nós idosos acima dos 60 anos não pagamos. Quando adentramos o local outra excepcional surpresa, uma multidão de visitantes e, entre estas, pessoas de todas as idades, isso é fantástico.

Comecei a minha visitação, comecei a me encantar, primeiro com a bela e merecida reforma em um ponto de turismo da capital, verdade que a fonte ainda não está funcionando como deveria, mas, isso não nos impede de aplaudir tudo que foi feito pela administração municipal quando foi Prefeito Luciano Cartaxo.

E os meus netos e a minha neta? Vovô olha a águia chilena, o macaquinho, o leão. Foi uma manhã excepcional e, recomendo a você meu amigo, você minha amiga, venha fazer uma visita a Bica, traga todos os seus, vale a pena e disso tenha plena certeza.

Que a atual administração municipal o Prefeito Cícero Lucena possa fazer todos os esforços em investimentos e melhorar ainda mais o Parque Arruda Câmara um local onde todos os paraibanos deveriam conhece-lo.
_____________________________________________________________________________

Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: