Vitorioso
Por José Ronildo – Não resta dúvida de que mais uma vez o prefeito de Cajazeiras José Aldemir foi o grande vitorioso do pleito eleitoral, como tinha acontecido nas duas últimas eleições. Fez barba, cabelo e bigode. Nesta eleição ele fez uma aliança com o grupo rival, liderado pelo deputado estadual Júnior Araújo, mas sofreu uma debandada de secretários, vereadores e suplentes para que seguiram com Pablo Leitão, de depois, Chico Mendes, seus novos adversários políticos na terra do Padre Rolim.
Novamente Zé enfrentou o governo do Estado e sagrou-se vitorioso ao eleger sua secretária de Educação, Corrinha Delfino, prefeita, que lógico, também teve seus méritos. Ele acertou na escolha e isso foi fundamental. Ficou comprovado que realmente Corrinha era o melhor nome do grupo para a disputa pela situação e ela mostrou isso durante a campanha, inclusive, surpreendendo muita gente com sua desenvoltura. Corrinha ainda teve que enfrentar o preconceito pelo fato de ser mulher.
Aldemir novamente assistiu de camarote a derrota dos vereadores e suplentes que lhe traíram, deixando o governo e seguindo com Pablo Leitão, a exemplo do vereador Eriberto Maciel, Sargento Orlando e Waldemar Carolino. Até o ex-prefeito Vituriano e Léo Abreu que eram aliado e Zé e também seguiram um caminho diferente e saíram derrotados do embate.
Léo entrou na campanha e pediu votos para Pablo. Muitos inclusive, estranharam a volta de Léo à política local, tendo em vista que em um passado recente foi eleito prefeito, mas renunciou ao cargo. Evidente que a campanha também foi importante para o deputado Chico Mendes que se tornou mais conhecido do eleitorado, juntamente com o médico Pablo Leitão.
Aliviado
Júnior Araújo certamente respirou aliviado após o resultado das eleições em Cajazeiras, depois de ter anunciado uma aliança política com o prefeito José Aldemir que não foi aceita pelo governador e tido como muito incoerente e que também poderia ter tido a rejeição popular. A sorte dele foi que isso não aconteceu, apesar dos adversários terem explorado essa junção de forças durante todo o processo eleitoral.
Júnior certamente não esperava que Chico Mendes anunciaria uma candidatura a prefeito; que assumiria o comando do PSB em Cajazeiras e muito menos que o governador entrasse na disputa como entrou, ao ponto de exonerar seus correligionários de cargos comissionados, como coordenadores e até contratados, não só dele, mas da ex-prefeita Denise Albuquerque, do HRC, afinal, a disputa era entre aliados políticos.
No passado quando isso ocorria o governador sequer aparecia na cidade durante a campanha eleitoral. Júnior terminou sagrando-se vitorioso e o governador derrotado. A sorte foi que muitos dos aliados de Júnior e Denise foram aproveitados no governo de Zé Aldemir, mas se tivesse perdido a eleição a vaca teria ido para o brejo.
As mágoas do deputado com o governador são visíveis e dificilmente ele o apoiará para o Senado. Durante a campanha Júnior se declarou independente na Assembleia Legislativa do Estado. Zé Aldemir, no entanto, foi mais incisivo e disse que João Azevêdo nunca mais.
Por outro lado, muita gente da imprensa especulou que o governador também iria exonerar do cargo que ocupa no Estado, a ex-prefeita Denise Albuquerque, que não apoiou a candidatura do governador em Cajazeiras e era declarada apoiadora de Corrinha Delfino. O fato é que o governador preferiu não demitir Denise. Menos mal. As demissões no HRC, não repercutiram bem, tendo em vista que a oposição conseguiu repassar para opinião pública que trabalhadores com 30 anos de serviço perderam seus empregos, taxando o governador de perseguidor, juntamente com Chico que era chamado de o deputado do chicote. Júnior Araújo agora torne para Zé Aldemir não disputar o Governo do Estado. Se isso ocorrer nada disso terá valido a pena para o deputado.
Candidato
O prefeito reeleito do município de Triunfo Espedito Filho cuidou de cessar as especulações em torno de uma possível candidatura sua a deputado estadual. Ele disse que seu compromisso é ser prefeito quatro anos de Triunfo e ajudar sua esposa a governar Poço de José de Moura, oportunidade em que anunciou apoio a Chico Mendes para deputado estadual e Wilson Santiago para federal.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário