Você vota em quem vota contra você?
O Brasil vive, principalmente, um problema de representação popular. “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, reza nossa Constituição Federal em seu artigo 1º, parágrafo único.
Isso quer dizer que o poder originário, fonte de todos os demais poderes, é do povo. E assim sendo, quando não num referendo ou num plebiscito, diretamente, o povo se manifesta indiretamente pelos representantes que elege nas urnas: Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados e Vereadores.
E aí o problema: os nossos representantes realmente nos representam?
Agora mesmo o país passa por uma quadra política complicada com um Presidente da República que busca implementar políticas que não foram eleitas nos palanques de 2014, como as reformas trabalhista e da previdência. Para isso, conta com uma bancada de deputados federais e senadores aliados no Congresso Nacional.
Mas, se tais reformas não foram ‘eleitas’ nos palanques em que se elegeram nossos representantes, quem na verdade eles estão representando?
A conclusão a que se chega é a de que existe um abismo colossal entre o eleitor e os eleitos. Aquele elege estes sem exigir compromissos claros e bem definidos, e os ‘nossos’ representantes, sem compromissos com quem os elegeram, se compromete com o poder executivo, sempre muito acolhedor e dadivoso.
Por isso é que votamos e tempos depois já estamos a reclamar de nossa representação!
Aí ficamos naquela: o deputado e/ou senador vota quase nunca no que o povo deseja, e sempre no que ‘pede’ o Presidente da República. Em troca, este libera emendas parlamentares com as quais aquele deputado e/ou senador vai para os municípios fazer média com o eleitor dando entrevistas como verdadeiro ”salvador da pátria.”
E o eleitor, que ainda não compreendeu esse jogo político, sequer se lembra de que as obras e serviços conseguidos para seu município com as tais emendas parlamentares, é dinheiro do povo, da população, é dinheiro seu e não dos ‘nossos representantes’, como eles querem fazer crer!
Portanto, fica a pergunta para nossa reflexão: você vota em quem vota contra você?
S O L T A S
*O vereador Marcos Barros apresentou duas propostas interessantes na Câmara Municipal de Cajazeiras: orçamento impositivo limitado e recesso parlamentar apenas uma vez ao ano;
* O deputado Jeová Campos (PSB), me parece, não consegue contabilizar eleitoralmente para si o excelente trabalho parlamentar que desenvolve na ALPB. Tem que aprimorar o marketing!;
* Dra. Paula, Secretária de Saúde de CZ, apesar de excelente médica e figura humana, não está conseguindo a simpatia popular que dela se poderia esperar. Tem que mudar o estilo!;
*Na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, o governador Ricardo Coutinho inaugura o asfaltamento da estrada que liga S.J. de Piranhas e Carrapateira, tirando do isolamento a última cidade paraibana. E com show de Santanna, o cantador.
*Neste domingo, o TREM DAS ONZE entrevista o prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário