header top bar

section content

VÍDEO: Em reunião do TSE, políticos e especialistas em saúde concordam em adiar as eleições deste ano

Também foram sugeridas algumas medidas para tornar o evento mais seguro para os eleitores

Por Jocivan Pinheiro

17/06/2020 às 15h18 • atualizado em 17/06/2020 às 15h26

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma reunião online com políticos e especialistas em saúde para debater o adiamento das eleições deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus.

O adiamento das eleições é consenso entre todos. Mas é preciso colocar a matéria em votação no Congresso e definir as novas datas. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), disse que a matéria vai tramitar em breve.

VEJA TAMBÉM: Governador da Paraíba diz que não está preocupado com eleição este ano: “Minha obrigação é salvar vidas”

O presidente da Associação Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, defende que o primeiro turno seja realizado no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 6 de dezembro.

Já o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto alerta que o mais prudente é realizar eleições “o mais longe possível do início [da pandemia] e o mais perto possível do fim”.

Foram sugeridas algumas medidas para tornar o evento mais seguro para os eleitores, como aumentar o número de colégios eleitorais, alterar o horário de votação e formular uma cartilha com medidas sanitárias a serem obedecidas.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: