header top bar

section content

Pesquisa mostra que cinco municípios do Sertão da Paraíba são governados pelo mesmo partido há 20 anos

Ainda de acordo com o levantamento, 76 municípios em todo o Brasil elegeram o mesmo partido para a prefeitura em todas as cinco eleições realizadas desde 2000

Por Jocivan Pinheiro

24/10/2020 às 15h51 • atualizado em 24/10/2020 às 15h57

76 municípios em todo o Brasil elegem o mesmo partido para a prefeitura desde 2000

Seis municípios paraibanos, sendo que cinco deles são do Sertão no estado, vêm elegendo prefeitos de um só partido em todas as eleições desde o ano 2000, de acordo com um levantamento feito pelo G1. Os municípios são: Coxixola (no Cariri), Várzea, São José do Bonfim, Poço de José de Moura, São Mamede e Catolé do Rocha (no Sertão).

Em Coxixola, Várzea e São Mamede, o Democratas (DEM) domina os pleitos nos últimos vintes anos. Já em São José do Bonfim, Poço de José de Moura e Catolé do Rocha, os prefeitos tem sido dos partidos MDB, DEM e PTB, respectivamente.

VEJA TAMBÉM

Impedido pela Justiça, Teta Francisco lança candidatura da sua esposa em Cachoeira dos Índios

De acordo com a cientista política Marta Mendes da Rocha, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, o domínio partidário nesses municípios é uma exceção, pois, segundo ela, houve muita renovação nas prefeituras em 2016 e a projeção é de mais alternâncias nas próximas eleições.

Ainda de acordo com o levantamento do G1, 76 municípios em todo o Brasil elegeram o mesmo partido para a prefeitura em todas as cinco eleições realizadas desde 2000.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: