header top bar

section content

Exército apreende arsenal em Sousa

Soldados do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, com sede na cidade de Bayeux, estiveram nesta terça, 30, realizando trabalho de inspeção em vários estabelecimentos comerciais da cidade de Sousa. A equipe apreendeu um verdadeiro arsenal composto de munições de vários calibres e fogos de artifício em poder dos comerciantes José Mendes Cavalcante, […]

Por

31/10/2007 às 18h30

Soldados do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, com sede na cidade de Bayeux, estiveram nesta terça, 30, realizando trabalho de inspeção em vários estabelecimentos comerciais da cidade de Sousa.

A equipe apreendeu um verdadeiro arsenal composto de munições de vários calibres e fogos de artifício em poder dos comerciantes José Mendes Cavalcante, 82 anos, proprietário de um bar na rua Silva Mariz, Luiz Batista Estrela, 66 anos, dono de um armazém no Mercado Central e Pedro Teodoro Filho, 67 anos, possuidor de uma loja no centro da cidade.

Segundo informou o capitão João Ricardo Ibhanes, comandante da operação, o Exército descobriu que havia um comércio ilegal de explosivos e munições na cidade de Sousa. De posse de um mandado de busca e apreensão expedido pela justiça sousense, 15 policiais das Forças Armadas com o apoio da Polícia Militar constataram a veracidade do fato.

De acordo com informações apuradas pelos militares, os infratores não possuíam certificado para venda e armazenamento de tais materiais, bem como, não tiveram como comprovar a origem dos produtos.

Todo material apreendido foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil. Os acusados irão responder o inquérito em liberdade.

Confira abaixo relação do material apreendido:

JOSÉ MENDES CAVALCANTE, vulgo Zé Mendes, viúvo, 82 anos, com estabelecimento comercial (Bar de Zé Mendes) localizado na rua Silva Mariz, centro, nesta cidade, onde foi encontrado:

12 (doze) Bananas de dinamite;

300 (trezentos) cartuchos de calibres diversos;

70 Kg (setenta quilos) de chumbo;

200 (duzentos) metros de cordel detonante;

03 Kg (três quilos) de dinamite granulada;

161 (cento e sessenta e uma) espoletas para calibres diversos;

403 (quatrocentos e três) estojos para cartuchos;

220 (duzentos e vinte) estopim hidráulico;

1.015 (mil e quinze) munições de diversos calibres, e,

20,700 Kg (vinte quilos e setecentas gramas) de pólvora para armas de calibres diversos.

LUIZ BATISTA ESTRELA, vulgo Luiz de Otácio, casado, 66 anos, com estabelecimento comercial (Armazém Bagaço) no Mercado Público desta cidade, sendo encontrado:

02 (duas) espingardas de fabricação artesanal (soca-soca), e,

157 (cento e cinqüenta e sete) dispositivos e componentes para fabricação e disparo de arma de fogo de fabricação artesanal.

3. PEDRO TEODORO FILHO, 67 anos, com estabelecimento no Centro desta cidade, onde se achou:

01 (um) cabo para revolver;

131 (centro e trinta e um) cartuchos de calibres diversos;

04 (quatro) espingardas de fabricação artesanal;

500 (quinhentas) espoletas;

95 (noventa e cinco) estojos para espingardas de calibres diversos;

28,600 Kg (vinte e oito quilos e seiscentas gramas) de pólvora, e

quantidade diversa de fogos de artifícios. 

LEVI DANTAS
Da redação em Sousa

Tags:
Recomendado pelo Google: