header top bar

section content

Governo do Estado orienta população em evento alusivo ao Dia Mundial da Água

O gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, ressaltou a o papel fundamental da água para a vida dos seres vivos.

Por Priscila Belmont

22/03/2017 às 17h48 • atualizado em 22/03/2017 às 18h06

Governo Estadual orienta população sobre o dia mundial da água.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental, participou nesta quarta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, do II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, que teve como tema central “Coleta Seletiva e Reciclagem”. Participaram da ação órgãos estaduais e municipais relacionados ao tema. O salão foi aberto ao público em geral.

Buscando sensibilizar a população sobre a importância da água, a equipe da SES esteve presente com um stand, orientando os visitantes e distribuindo hipoclorito de sódio, utilizado para purificar a água para uso e consumo humano. O gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, ressaltou a o papel fundamental da água para a vida dos seres vivos.

“O Governo do Estado tem essa preocupação de no Dia Mundial da Água trazer a realidade quanto à qualidade e importância da água. Estamos aqui apresentando o processo de tratamento de água, o cuidado com a água com o hipoclorito de sódio, além de orientar como tratar e lavar recipientes”, disse.

Geraldo lembrou que os casos de dengue, zika e chikungunya são diretamente relacionados à água, já que é nela que o mosquito Aedes aegypti se reproduz. “Não podemos esquecer as doenças relacionadas ao Aedes, pois é na água parada que suas larvas se reproduzem. Então, se você mantém a água tratada, bem cuidada e protegida, com certeza não haverá criadouros do mosquito da dengue”, explicou.

O chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, Emanoel Lira, falou da importância de aproveitar o evento para chamar atenção da população sobre o uso racional da água. “Sabemos que a maioria das pessoas ainda não tem a real noção de que a água deve ser tratada como um bem raro. A Paraíba tem 178 municípios em estado de emergência, que são abastecidos por carros-pipa. Por isso é preciso ter cuidado com o desperdício não só hoje, mas todos os dias”, concluiu Emanoel.

Atividades Semana da Água – As ações alusivas ao Dia Mundial da Água são realizadas pela SES, em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Secretaria de Educação do Estado.

As atividades continuam nesta quinta-feira (23), quando as instituições participantes realizam mobilizações internas. O encerramento das ações será na sexta-feira (24), na Funasa, com a realização de palestra sobre a Transposição do Rio São Francisco e Saneamento.

Secom

Recomendado pelo Google: