header top bar

section content

188 municípios paraibanos ainda estão em situação de emergência causada pela estiagem

A determinação é válida por 180 dias e visa habilitar a Gestão Estadual a tomar as providências para a melhoria de vida da população atingida.

Por Priscila Belmont

05/04/2017 às 17h03

A seca e a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas do estado.

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (5), o Governo da Paraíba classifica como situação de emergência as áreas de 188 municípios afetados por estiagens. A determinação é válida por 180 dias e visa habilitar a Gestão Estadual a tomar as providências para a melhoria de vida da população atingida.

O documento foi publicado por solicitação da Gerência Executiva de Defesa Civil (Geedec), considerando diversos requisitos, entre eles, que a escassez de água por irregularidades pluviométricas persiste até o momento nos municípios afetados pelo fenômeno da seca e que a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas do estado, principalmente a agricultura e pecuária.

A ação considera também o comprometimento da normalidade em diversos municípios causado pela falta de água, já que as chuvas não foram suficientes para recarga dos mananciais, o que exige ação do Poder Público Estadual para prover o atendimento à população quanto à complementação do abastecimento de água e alimentação à população animal.

O gerente executivo de Defesa Civil, George Saboia, explicou que apesar da boa notícia da transposição do rio São Francisco para terras paraibanas, tal fato é recente e não conseguiu restabelecer a normalidade das áreas afetadas pela falta de chuvas. Com o decreto, fica o Poder Executivo Estadual autorizado a abrir crédito extraordinário para enfrentar a situação.

Secom

Recomendado pelo Google: