header top bar

section content

Governo apresenta novidades para captação de investimentos destinados ao Turismo

Lindolfo Pires, destacou a satisfação de receber todos os gestores municipais do turismo e agradeceu a participação.

Por Priscila Belmont

10/04/2017 às 16h36

Confira as praias próprias para banho na PB

Mais de 100 pessoas entre gestores do turismo e representantes de outras pastas dos municípios paraibanos atenderam ao convite do Governo do Estado na participação da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro nesta segunda-feira (10), às 10h na sede na PBTur. Caso não estejam no Mapa, os municípios ficarão de fora da política de investimentos do Ministério do Turismo por dois anos.

Durante a oficina, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, destacou a satisfação de receber todos os gestores municipais do turismo e agradeceu a participação. “O cadastro é muito importante para aqueles que já estão como também para os que não estão. Se não estivemos no Mapa, não estaremos aptos aos novos investimentos por meio dos editais que o MTur disponibilizará. Quem gera mais emprego é o turismo, por isso é necessário investir no setor”, destacou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que todos devem atentar para a participação no Mapa, pois quem ficou de fora na última edição sentiu na pele a necessidade e o peso de não ter se inserido, uma vez que, ao participar, os municípios podem ter investimentos federais e estaduais. “O turismo é um produto que tem que ter uma série de investimentos em infraestrutura, promoção, logística, capacitação de mão de obra, entre outros. A vida acontece nos municípios e nós estamos aqui para apoiar”, disse.

O secretário de Turismo de Poço de José de Moura, Francisco Cazuza da Silva Sobrinho, informou que, desde 2013, o município faz parte do Mapa e busca participar dessas oficinas para saber das novas regras visando à captação dos recursos junto ao MTur. “Com isso, é possível saber a realidade de cada município e poder trabalhar em parceria e apoio dos governos. Antes, os municípios trabalhavam de forma individual e não conseguiam muita coisa, agora podemos trabalhar coletivamente”, lembrou.

Ele reiterou a necessidade de fazer novos investimentos no município, como um festival de cultura que acontece anualmente no mês de julho e é referência na região.

Segundo o Ministério do Turismo, a delimitação proposta pelo Mapa possibilita que as três esferas de governo tenham conhecimento do território e possam atuar juntas para a convergência e a integração de suas ações. O objetivo é consolidar os destinos, aumentando a qualidade do produto turístico brasileiro e, consequentemente, a competitividade do país em relação aos seus concorrentes.

Em sua 5ª edição, o Mapa do Turismo Brasileiro é formado por 2.175 municípios agrupados em 291 regiões turísticas nas 27 unidades da Federação.

Secom

Recomendado pelo Google: