header top bar

section content

Cão do Corpo de Bombeiros renova certificação nacional para atuar em busca de vítimas

A certificação significa que o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem conhecimentos técnicos em nível de Brasil e que o treinamento dos cães está em pé de igualdade com todos os Estados do país.

Por Secom

23/11/2018 às 17h16 • atualizado em 23/11/2018 às 17h17

Nego é do Canil do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB)

O cão Nego, do Canil do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), concluiu com sucesso as provas de Certificação Nacional e continua habilitado para atuar em atividades de busca a vítimas em área rural. Ele ainda ampliou as capacidades de operação, sendo aprovado também na prova de busca em área urbana. Os testes aconteceram de segunda (19) a quinta-feira (22), durante a programação do Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece esta semana em Foz do Iguaçu (PR).

Conforme o tenente Ricardo Mendes, que formou binômio com Nego, o animal foi avaliado em três aspectos: destreza, que contempla as dificuldades com as quais o cão pode se deparar; obediência; e busca diurna e noturna. Ricardo conduziu Nego na prova urbana, enquanto na rural o cão foi conduzido pelo subtenente Walter Gomes.

Participantes da qualificação

A certificação significa que o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem conhecimentos técnicos em nível de Brasil e que o treinamento dos cães está em pé de igualdade com todos os Estados do país. No total, 20 binômios (homem + cão) participaram da busca rural nesta edição do Senabom, sendo nove certificados. Já na busca urbana foram 19 binômios inscritos, com seis certificados.

Além de ‘Nego’, no âmbito do CBMPB, ‘Negona’ também possui habilitação nacional para atuar em atividades de busca. Atualmente, o Canil do Corpo de Bombeiros tem oito cães, sendo quatro em João Pessoa e quatro em Campina Grande.

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Secretário de João Azevêdo defende aproximação de Dra Paula e Zé Aldemir ao Governo estadual

BRIGA NO CARNAVAL

VÍDEO: Autoridades policiais revelam que suspeitos do crime na Vila Nova em Cajazeiras alegaram vingança

SAÚDE

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe médico radiologista e tira dúvidas sobre os exames por imagem

CRISE NO PSB

VÍDEO: Nonato Bandeira evita dar resposta a Ricardo por determinação de João Azevêdo: “Estamos focado no trabalho”