header top bar

section content

Cidade paraibana entra em estado de alerta após 2º caso de malária; casos foram confirmados

Em caso de suspeita, buscar auxílio médico e solicitar teste rápido para malária e/ou gota espessa (lâmina)

Por wscom

08/04/2019 às 11h22 • atualizado em 09/04/2019 às 08h16

Mosquito transmissor da malária

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde, em apoio com a Secretaria de Saúde de Conde emitiu um alerta após a confirmação de dois casos de malária registrados em apenas uma semana no município. Em caso de suspeita, buscar auxílio médico e solicitar teste rápido para malária e/ou gota espessa (lâmina).

Segundo a Vigilância em Saúde, é importante também investigar outras arboviroses como dengue, zika e chikungunya, que também são transmitidas por picadas de mosquito.

A Gerencia Executiva de Vigilância em Saúde alerta para que todos os moradores de Conde ou pessoas que passaram por lá recentemente devem se atentar aos seguintes sintomas: febre alta e intermitente (periódica entre 42 a 72 horas) acompanhada ou não de cefaléia, calafrios, sudorese, cansaço ou mialgia.

VEJA TAMBÉM: Número de casos de dengue na Paraíba cai 6,9%, diz Saúde

CASOS DE MALÁRIA
O primeiro caso de malária no Conde foi confirmado no dia 2 de abril. Uma moradora do município começou a apresentar sintomas em 29 de março e foi internada no Hospital de Emergência e Trauma da Capital.

O segundo caso de malária foi diagnosticado nesta sexta-feira (5) em paciente que apresentou os sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, suor frio, entre outros), originário do município de Tavares (PB). Ele tem relações de trabalho e familiares em Conde, onde esteve hospedado no bairro de Pousada de Conde.

Fonte: wscom - https://www.wscom.com.br/noticia/secretaria-de-saude-de-conde-entra-em-estado-de-alerta-apos-2o-caso-de-malaria/

Recomendado pelo Google: