header top bar

section content

Documentário mostra depoimentos emocionantes de mulheres sertanejas que venceram o câncer de mama

A maioria das personagens do documentário são da cidade de Pombal e já estão curadas, restando apenas duas em tratamento.

Por Campelo Sousa

06/10/2019 às 10h16 • atualizado em 06/10/2019 às 10h17

O documentário “Caminhos da Esperança”, realizado em Pombal, no Sertão da Paraíba, exibe o relato de dez mulheres paraibanas enfrentam ou já superaram o câncer de mama. Realizado pela ONG Amigos do Peito, o documentário tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e o poder público sobre a situação das mulheres sertanejas.

Idealizado pela ONG Amigos do Peito, com o apoio da Fundação Dalva Carneiro Arnoud, Livre – Centro de Atenção a Mama e UpMédico, o documentário surgiu quando a médica Joana Barros, presidente da ONG e membro da Fundação, percebeu a necessidade das mulheres de obterem as informações básicas acerca da doença em Pombal e na região.

Atendendo desde o final de 2015 na cidade, Joana, que também trabalha no Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer na Paraíba, disse que nesses quase quatro anos de idas e vindas para Pombal, levava campanhas, mutirões de atendimentos clínicos, incluindo de mamografias e sempre notou uma grande repercussão na cidade.

Prevenção
Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama e várias ações são realizadas no Leste de Minas com o intuito de facilitar o diagnóstico precoce. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres do mundo todo. No Brasil, são cerca de 60 mil novos casos descobertos todo ano.

Josielma, uma das mulheres com câncer de mama, conta emocionada quando recebeu o diagnóstico (Foto: Reprodução/Youtube)

A maioria das personagens do documentário já estão curadas, restando apenas duas em tratamento. O documentário “Caminhos da Esperança” está disponível na íntegra no YouTube.

Assista ao vídeo acima!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: