header top bar

section content

Barragem de Engenheiro Ávidos passará por reforma, após liberação de recursos de R$17,6 milhões da União

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) assinaram nesta terça-feira (11), uma ordem de serviço de início imediato da obra.

Por Juliana Santos

11/05/2021 às 23h07 • atualizado em 11/05/2021 às 23h09

A Barragem de Engenheiro Ávidos que abastece o município de Cajazeiras. (Foto: Divulgação)

A Barragem de Engenheiro Ávidos que abastece o município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, vai passar por obras de recuperação e modernização. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) assinaram nesta terça-feira (11), uma ordem de serviço de início imediato no valor de R$ 17,6 milhões da União.

A estrutura recebe as águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco e sua recuperação irá beneficiar 61,4 mil pessoas. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas.

VEJA TAMBÉM

Júnior Araújo celebra investimentos para reforma e modernização do açude Engenheiro Ávidos em Cajazeiras

A barragem modernizada terá capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água e que poderão chegar com grande volume à Paraíba e seguirão pelo leito do Rio Piranhas-Açu até o reservatório Armando Ribeiro Gonçalves no Rio Grande do Norte.

O Eixo Norte do Projeto tem 260 quilômetros de extensão e todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o reservatório de Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas 8 quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos e serviços complementares que não comprometem a pré-operação.

DIÁRIO SERTÃO

Recomendado pelo Google: