header top bar

section content

VÍDEO: Produtor do filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste” revela detalhes inéditos do longa

O documentário estreia nos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 04 de novembro

Por Caliel Conradho

03/11/2021 às 20h18 • atualizado em 03/11/2021 às 20h44

No programa Diário News desta quarta-feira (03), o apresentador Moisés Conrado bateu um papo com o produtor do filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste, o pernambucano Gerardo Lopes.

A estreia nos cinemas vai acontecer nesta quinta-feira, dia 4 de novembro de 2021, um dia antes do aniversário de Frei Damião.

No bate-papo, o produtor conta detalhes de como surgiu a ideia de produzir o filme. Gerardo conta que boa parte do longa é composto de vários depoimentos de pessoas que tiveram contato com o frade italiano, de arquivos de fitas VHS que foram cedidos pelos freis da Ordem dos Capuchinhos de Recife e uma parte de cenas que foram recriadas.

Para o produtor, um dos propósitos do filme é mostrar a vida do Frei Damião por trás do altar.

“A gente teve acesso a muito material inédito sobre a vida do Frei, inclusive do processo de beatificação dele, muitas imagens em VHS e fotos que nunca foram vistas pelo povo”, destacou Gerardo Lopes.

Gerardo revela que, para a produção do filme, ele também teve acesso a um material que nunca foi finalizado e lançado por cineastas paraibanos, entre eles, Machado Bittencourt e Otacílio Cartaxo.

Na sua entrevista, o produtor revela um fato muito marcante que aconteceu durante as gravações do longa.

“Fomos procurados pela dona Fátima, viúva do cineasta Otacílio, que teve um sonho com o seu falecido marido pedindo para que ela ajudasse a terminar o filme que ele tinha começado a fazer, porém não tinha concluído. Nós não tínhamos a mínima ideia da existência desse material inédito, por fim, acabamos acoplando as imagens em preto e branco ao nosso filme. Foi algo de arrepiar”, confessou Gerardo.

O produtor pernambucano esclarece sobre como será a exibição do documentário nos cinemas e se futuramente irão disponibilizar para venda em DVD ou alguma plataforma de streaming.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Filme relata trajetória, missão e milagres do missionário ‘’Frei Damião – O Santo do Nordeste”

Além de ter sido exibido como Hors Concours no Cine PE, o filme Frei Damião – O Santo do Nordeste vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.

O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: