header top bar

section content

VÍDEO: Comentarista fala sobre reclassificação da pandemia para endemia da Covid-19

O advogado faz críticas em relação às limitações que ainda ocorre nos meios públicos com base na pandemia

Por José Dias Neto

16/03/2022 às 18h01

No programa Diário News da TV Diário do Sertão, o comentarista João de Deus falou sobre a pandemia e a decisão do Ministério da Saúde que afirmou que avalia a possível reclassificação da pandemia da Covid-19 no país como uma situação de endemia.

O projeto visa avançar alguns protocolos e medidas que diminuiriam o impacto que as doenças causaram nesses últimos anos. De acordo com a pasta, a avaliação é conduzida em conjunto com outros ministérios e órgãos, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país.

VEJA TAMBÉM

Fiocruz considera prematura retirada de máscaras e passaporte

O advogado criticou também alguns governos em relação às limitações que ainda ocorre nos meios públicos com base na pandemia e, por isso, ele julga necessário uma reclassificação dela.

“Porque se verifica ainda uma descompasso muito grande no próprio decreto do governo da Paraíba que prevê o avanço na ocupação desses locais com 100% de sua capacidade, mediante a alguns protocolos, mas nos próprios órgãos públicos não tem acompanhado isso”, acrescentou.

Entenda

Diferentes nomes técnicos são usado para definir a situação epidemiológica de uma doença.

O termo endemia é usado para doenças que são frequentes ou típicas em uma determinada região e que já tem uma resposta efetiva a população por parte da gestão da saúde.

A doença só vem se tornar pandemia a partir do momento que atinge níveis de grandeza mundial, reconhecida em diversos países e afetando grande número de pessoas, ainda sem o controle da rede de saúde. iStock

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: