header top bar

section content

VÍDEO: Reportagem da TV Diário visita templo maçônico e revela antigos segredos da ordem

O advogado e Venerável Mestre da Ordem explica as origens da Maçonaria e quais seus reais objetivos

Por Moisés Conrado

23/05/2022 às 12h58

No quadro semanal ‘Pensando Fora da Caixa’, do programa Diário News, o apresentador Moisés Conrado visitou a Loja Maçônica José Rodovalho de Alencar, que fica na cidade de Cajazeiras, e conversou diretamente com o advogado e Venerável Mestre maçom, Pablo Guedes que explicou com exclusividade sobre as curiosidades e mistérios que envolvem a secular ordem.

“A maçonaria, enquanto uma instituição iniciática, pretende pegar homens bons e torná-los melhores, pelo aperfeiçoamento dos costumes, através de lições morais dadas por símbolos e por alegorias, que são histórias transmitidas em diversos graus da instituição”, disse.

O advogado explica que o objetivo da maçonaria é realmente ensinar os valores da instituição e incentivar o indivíduo a refletir sobre a sua vida, a partir de um antigo preceito moral conhecido pelos gregos e romanos como ‘Memento Mori’ [Lembre-se que você irá morrer], lembrando que sua vida acaba e é necessário viver em prol de algo.

Pablo explica que a maçonaria esteve presente em três momentos históricos de grande relevância, na Independência do Brasil, na Proclamação da República e na Libertação dos Escravos. Os pais fundadores do Brasil estiveram presentes na instituição, e por isso tem sua representatividade na entrada de praticamente todas as cidades do Brasil.

O Venerável mestre esclarece sobre vários assuntos polêmicos envolvendo a Ordem Maçônica, desde culto ao Baphomet de Mendes, envolvimento com rituais mágicos, ocultismo, enriquecimento de seus membros entre outros assuntos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: