header top bar

section content

VÍDEO: Médico oftalmologista fala sobre aumento dos casos de glaucoma e como evitar cegueira futura

Glaucoma é uma enfermidade neurodegenerativa do nervo ótico, crônica e silenciosa

Por Moisés Conrado

01/06/2022 às 17h07 • atualizado em 01/06/2022 às 17h14

Diante de um crescente aumento no número de exames para diagnóstico de glaucoma, o médico oftalmologista Welton Tavares, em participação ao programa Diário News da rede Diário do Sertão, orientou quais os cuidados devem ser tomados para evitar uma possível cegueira futura.

Glaucoma é uma enfermidade neurodegenerativa do nervo ótico, é uma doença crônica e silenciosa, com sintomas mais visíveis surgindo mediante o agravamento da doença. O caso acontece quando um impedimento ocorre no transporte da informação do olho para o cérebro , devido um dano no nervo que os conecta. A média de casos acontece aos 70 anos. No Brasil estimasse que entre 4 e 8 milhões de pessoas já tenham a doença, de acordo com o médico, que adverte como descobrir a doença nos estágios iniciais.

“O diagnóstico é feito com um médico oftalmologista durante uma consulta de rotina, onde se identifica alguns achados no olho, mas no início o paciente não relata nenhum sintoma. Após um certo tempo, com a progressão da doença, alguns pacientes podem sentir um desconforto ocular, algumas manchas na visão que é justamente os quadros mais avançados”, frisou.

Dr. Welton explica que a origem da doença pode começar a se apresentar a partir dos 50 anos de idade. Ele alerta que em alguns casos raros a doença pode acometer pessoas em idade mais jovem.

O médico cirurgião orientou que mesmo a doença sendo crônica pode ser controlada, usando corretamente os medicamentos e as indicações médicas adequadas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: