header top bar

section content

VÍDEO: Cidade de Nazarezinho sediará 6ª edição do Cine Sítio com exibições de filmes com tema regional

A programação começa a partir da próxima segunda-feira (13), com uma oficina onde os alunos irão fazer um filme que será exibido durante a programação do 6º Cine Sítio

Por Diário

08/06/2022 às 19h57 • atualizado em 08/06/2022 às 20h00

O programa Diário News desta quarta-feira (08) recebeu o produtor cultural Ramon Batista que anunciou o retorno do Cine Sítio. Depois de um período de pausa, devido à pandemia, a população da zona rural de Nazarezinho e região vai poder voltar a ver filmes embaixo das estrelas e aproveitar esse festival que traz o universo do audiovisual para os sítios Caiçara, Cedro dos Luís e Cedro de Cima.

Na oportunidade, Ramon Batista fez o convite para participar do importante evento artístico: “Aproveitar o espaço e convidar as cidades vizinhas, as comunidades do sítio Cedro, Olho D’água, Trapiá, Caiçara para estarem presentes no 6º Cine Sítio, porque essa festa é nossa, é do povo, e vamos levar a arte aos lugares mais extremos porque é isso o que a gente está precisando, de arte, de sensibilizar os corações das pessoas”, disse.

Uma das exibições será a obra criada por Getúlio Saviano, a qual remete a casa onde viveu o cangaceiro Chico Pereira, que é tombada pelo patrimônio histórico da Paraíba, localizada na Fazenda Jacu, em Nazarezinho. Esta construção ajuda a contar um pouco da história do cangaço na Paraíba. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), um dia depois do aniversário de emancipação política da cidade. Com isso, o órgão passa a fiscalizar e orientar reformas e projetos de restauração no local, com o objetivo de preservá-lo. Mas agora a casa se encontra em estado de total abandono e a luta é pela restauração da mesma.

O Cine Sítio nasceu da necessidade de se levar a sétima arte para os confins do sertão rural, lugares improváveis e geralmente esquecidos das rotas culturais de forma geral. Na ânsia de compartilhar com a população as produções realizadas dentro e fora da Paraíba, inclusive do próprio sertão, como forma de fazer entender que é possível sonhar e realizar produções audiovisuais, mesmo morando entre serras e silêncios prolongados.

O projeto conta com parcerias formadas com escolas públicas e privadas da rede de ensino da cidade de Nazarezinho; levando alunos do ensino fundamental e médio a participar de sessões exclusivas, de caráter lúdico e educativo, com conteúdo específico para cada faixa etária.

“O cinema não é algo tão alheio a população de Nazarezinho, pois filmes já foram rodados na região, inclusive, sob autoria de artistas locais. Aliás, filmes que extrapolaram as fronteiras da pequena cidade e ganharam o mundo, com notáveis premiações em festivais Brasil afora. A exemplo dos filmes Seiva, Capela e Aroeira do cineasta da zona rural de Nazarezinho Ramon Batista que circulou nos principais festivais do país, sendo premiados em festivais de São Paulo, Brasília, Pernambuco, Minas Gerais, entre outras”, pontuou Ramon.

A programação começa na segunda-feira (13) com uma oficina do professor Marcelo Quixaba, onde os alunos irão fazer um filme que será exibido durante a programação do 6º Cine Sítio. A programação oficial começa dia 16 de junho no sítio Cedro dos Luís, com a abertura oficial do Cine Sítio e abertura oficial do Forró na Bagaceira. Após a exibição dos filmes haverão debates com os realizadores presentes de vários estados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: