header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro preconiza: “Um dia você vai ter o seu lado ciborgue”

O especialista diz que essas mudanças são favoráveis, mas pede cuidado na substituição dos seres humanos pelas máquinas

Por Moisés Conrado com Welson Batista

10/07/2022 às 12h34 • atualizado em 10/07/2022 às 12h38

O professor e engenheiro da UFCG (Universidade federal de Campina Grande), Edmar Gurjão, em seu comentário semanal ao programa Diário News da Rede Diário do Sertão falou sobre um tema que parece se tratar de um assunto de filme, mas que na realidade existe e esse mercado cresce no mundo todo, aumentando as chances de que ‘um dia poderemos ter um lado ciborgue’.

De acordo com o professor, todos nós já temos esse lado ‘ciborgue’ diante das facilidades que já existem, seja na limpeza de casa, com um simples robô, ou no transporte de peças de forma automática, além de inúmeras outras tarefas que são otimizadas pelas máquinas. A tendência desse processo é que o comodismo seja cada vez maior, com o avanço na tecnologia. As inovações permitem que seja feita uma substituição do corpo por partes mecânicas. O especialista diz que tudo isso é favorável, mas é necessário ter atenção para a substituição do ser humano pelas máquinas.

“Por exemplo, essa substituição pode tirar empregos, pode atrapalhar a vida das pessoas e aí a gente precisa ter um pouco mais de cuidado sobre como fazer isso. Essa é uma questão delicada que vai para a filosofia”, frisou.

Em relação aos microchips que são colocados na pela para armazenar dados, contas e acessar sistemas operacionais o professor diz ser favorável, pois está no controle de quem o utiliza, mas diz que é preciso ter cuidado na segurança cibernética, pois quanto mais exposição é preciso que aconteça mais proteção em proporcional, unindo aos poderes governamentais em ações que ajam mais fortemente para que isso não vire um fácil ponto de acesso a informações pessoais. Os implantes de microchips no ser humano já existe e podem trazer muitos benefícios, diz Edmar.

“Recentemente aqui em Campina Grande foi realizada uma cirurgia de implantação de um chip para melhoria da audição. O chip atua ajudando a melhor a audição das pessoas e vai se adaptando gradativamente ao organismo. Veja, a gente então não pode ser contra algo que tem essas benesses”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: