header top bar

section content

Heron Cid defende resgate da cultura do coco em Sousa: “Foi extinta e ficou por isso mesmo”

Pré-candidato a deputado federal visitou indústria de beneficiamento, exemplo de empreendedorismo a partir do arranjo produtivo local

Por Redação Diário

09/08/2022 às 16h46

Heron Cid na Dinococo Agroindustrial

O candidato a deputado federal Heron Cid (PSB) defendeu o retorno da cultura do coco no município de Sousa. A região era conhecida pelo coco que produzia, mas a estiagem fez com que o cultivo fosse quase extinto. Por ano, a região deixou de lucrar cerca de R$ 20 milhões com os frutos. A produção, que girava em torno de 30 caminhões de coco por dia, exportados para todo Brasil, tornou-se irrelevante.

“A cultura foi extinta e ficou por isso mesmo. Precisamos reativá-la para gerar emprego e renda. As universidades, os pesquisadores, podem ajudar com essa reativação através de tecnologia. Eles também podem colaborar mostrando novas formas de beneficiamento e aproveitamento total da matéria prima”, defendeu.

Em visita ao Sertão, ele aproveitou para ir até a Dinococo Agroindustrial, uma empresa de beneficiamento de coco, localizada no Sítio Mãe D’água, zona rural de Sousa. O município já foi um grande produtor de coco, mas hoje 95% da matéria prima utilizada pela fábrica está vindo de fora da região.

A empresa Dinococo Agroindustrial hoje beneficia cerda de 1,2 milhão de cocos ao mês, transformando o fruto em produtos como leite de coco, chips , açúcar, óleo, além do coco ralado desidratado. A empresa emprega 140 pessoas.

Heron Cid ao lado dos empresários da Dino Coco

“A empresa é um exemplo de como temos potencialidades na Paraíba. É preciso investir mais em arranjos produtivos locais como a cultura do coco que é muito forte aqui na região, demonstrando para nós a prova da pujança, do potencial do desenvolvimento econômico do Sertão da Paraíba”, destacou Heron.

Para o pré-candidato a deputado federal, a iniciativa é um verdadeiro “case de sucesso”, por aproveitar a potencialidade de uma matéria-prima local para atuar com o beneficiamento e criação de novos produtos, que são vendidos para todo o estado. “Antes essa era a realidade. O município era um grande produtor de coco e isso precisa voltar a acontecer, pois temos exemplo de que a cultura do coco gera riqueza para a região. Seremos uma voz nessa perspectiva de luta por mais investimentos e incentivos para voltarmos a ter Sousa e região como um grande produtor de coco novamente”, afirmou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: