header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo dá orientações de saúde mental e diz se divulgar na mídia influencia casos de suicídio

De acordo com o especialista, o diálogo é sempre a melhor saída e a sociedade precisa quebrar tabus em torno da saúde mental

Por José Dias Neto

27/09/2022 às 19h34 • atualizado em 27/09/2022 às 23h18

A reportagem do programa Olho Vivo entrevistou o psicólogo Fagner Gonçalves, que conversou sobre o Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio.

De acordo com o profissional, a campanha tem foco em duas perspectivas: uma trata da conscientização das pessoas em relação à busca da saúde mental; a outra, a diminuição do preconceito que está ligado diretamente à busca de ajuda.

Fagner diz que o diálogo ainda é considerado a principal ferramenta no combate ao suicídio e pode reduzir essa mortalidade em até 90% dos casos diante dos sinais que são emitidos por quem é acometido pela depressão ou angústias. O que acontece na maioria das vezes é que essas pessoas não estão suficientemente preparadas para exercer esse papel, por isso é necessário um acompanhamento profissional.

“A pessoa deve procurar o serviço de psicologia, um profissional, não só psicólogo, mas um psiquiatra e todas as pessoas que trabalham dentro da saúde mental, quando elas se sentirem sobrecarregadas, estressadas, ao perceber que não têm a mesma energia para determinadas atividades, humor alterado, ao não conseguir desempenhar os mesmos papéis que antes, ao se sentirem isoladas. São múltiplos fatores”, frisou.

O psicólogo também falou sobre a suposta influência da mídia nos casos de suicídio. “O Conselho Federal de Psicologia, a um tempo atrás, emitiu uma nota relacionando a mídia e o suicídio; o que eles orientam é que não seja divulgado o nome da pessoa nem dos familiares, fotos do local, nem o método que foi utilizado no suicídio”, disse Fagner.

Ao final, o psicólogo deixa uma mensagem de conscientização enfatizando a importância do diálogo e do pedido de ajuda, que é necessário por parte daqueles que estão passando por esses problemas internos. “Se você não está se sentindo bem, está com algum problema e não encontra uma solução, existe o acompanhamento, procure um profissional, seja psicólogo ou psiquiatra ou entre em contato pelo CVV, pelo 188”.

Existem mecanismos de ajuda para quem está passando por alguma crise e não consegue se abrir com alguém próximo, com destaque para o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo telefone 188, com pessoas capacitadas durante 24hs.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: