header top bar

section content

VÍDEO: 1ª Cavalgada de Frei Damião em Cajazeiras reúne vaqueiros e mostra potencial para crescimento

A cavalgada pode se consolidar no calendário de eventos da cidade, pois a primeira edição já teve repercussão positiva no meio da 'vaqueirama'

Por Diário

08/11/2022 às 19h47 • atualizado em 08/11/2022 às 19h54

Foi realizado no domingo (06), em de Cajazeiras, a primeira cavalgada em homenagem aos 124 anos do nascimento de Frei Damião de Bozzano, o ‘santo do Nordeste’. Como devoto fiel do frade, o repórter Elmo Lacerda foi o idealizador do evento, que teve concentração no Bairro dos Remédios.

A cavalgada percorreu diversas ruas e avenidas na cidade, e teve ‘bate-sela’ para hidratação alimentação com feijoada. De lá, os vaqueiros seguiram para a Agrovila, onde receberam a benção do Padre Francivaldo, aos pés da imagem de Frei Damião. Depois do rito religioso, foi servido um almoço foram entregues comendas aos homenageados.

Vaqueiros e vaqueiras reverenciam imagem de Frei Damião em Cajazeiras

festa dançante popularmente chamada de ‘rala bucho’ aconteceu com música ao vivo na chácara Casa de Campo. O evento recebeu as participações de vaqueiros do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Francinaldo Abreu fala da emoção em ser homenageado.

“A cavalgada de Frei Damião representa tudo, porque eu como promovente de cavalgada sei o tamanho da dificuldade de se realizar o evento. Então, gratifico a minha homenagem dizendo que Frei Damião, não só como santo, para mim foi sempre meu ícone, que eu tenho na minha carteira desde 1970”, disse.

Padre Francivaldo faz as bênçãos de vaqueiros e vaqueiras antes da cavalgada

As cantorias também chamaram atenção no evento, mostrando a força da tradição nordestina e da cultura sertaneja. A cavalgada pode se consolidar no calendário de eventos da cidade, pois a primeira edição já teve repercussão positiva no meio da ‘vaqueirama’

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: