header top bar

section content

VÍDEO: Humberto contador abre portas do escritório e fala da sua trajetória, família e tradição em Cajazeiras

Humberto é dono do primeiro escritório de contabilidade da cidade de Cajazeiras e afirma que sempre quis atuar na área

Por Diário

26/01/2023 às 18h02 • atualizado em 26/01/2023 às 19h57

O Interview Personalidades entrevistou, pela primeira vez, Humberto Luiz Lacerda Frade, 72 anos, dono do primeiro escritório de contabilidade da cidade de Cajazeiras. Ele é natural de Conceição do Vale do Piancó, mas com 13 anos veio morar na terra do “Padre Rolim”.

Humberto contou que a família veio para Cajazeiras quando seu pai recebeu um convite para trabalhar em um cartório da cidade. Segundo ele sua mãe, Rosa Lacerda Frade, era de Bonito de Santa Fé e conheceu seu pai, João Frade Sobrinho, e foram morar em Conceição. Humberto é o sexto de oito filhos do casal. O contador lembra que em agosto de 1965 a família se mudou para o município de Cajazeiras, apesar da pouca idade, na época com 13 anos, ele fala da infância com alegria, dos estudos, esportes e brincadeiras com os irmãos.

“Devido a minha pouco idade eu vivia mais de praticar esportes; convivi em igreja porque minha mãe era muito religiosa; meu pai muito ocupado trabalhando no cartório, inclusive ele trabalhava tanto no cartório como para o cinema que tinha em Conceição na época, ele que elaborava os cartazes para os filmes; nossa vida era nesse sentido”, relembrou Humberto.

Já na nova cidade ele terminou os estudos no Colégio Comercial, fazendo o Técnico em Contabilidade, no ano de 1971. Segundo ele, foi a área que sempre quis atuar. Ainda na época da escola conheceu Ilca Rolim, sua atual esposa, ele conta que à viu em um dia de chuva e que foi “amor à primeira vista”.

Ilca era filha de José Rolim, um dos primeiros contadores de Cajazeiras, proprietário do escritório de Contabilidade que leva seu sobrenome. Após pedir uma oportunidade ao sogro começou a trabalhar no escritório e disse que observava tudo que Zé Rolim fazia, e cada vez mais gostava da profissão.

“Eu já estava trabalhando na área de contabilidade na época que estudava, isso aí me favoreceu muito, já tinha a prática dos serviços, porque eu trabalhava com meu sogro e prestava muito atenção no que era feito na contabilidade e me dediquei totalmente a contabilidade”, explicou o contador.

Humberto e Ilca tiveram cinco filhos e após o falecimento do sogro ele foi o grande responsável por tomar conta do escritório Rolim Contabilidade, dando continuidade à tradição familiar. Hoje Humberto trabalha com os filhos Sterfani Rolim Frade e Hemerson Rolim Frade, além de familiares e profissionais capacitados que tomam conta do escritório.

Humberto Luiz com filhos e esposa no escritório Rolim Contabilidade (Foto: Victor Batista)

O escritório Rolim Contabilidade é um dos mais consagrados da cidade, os diversos prêmios de Melhores do Ano conquistados é a prova do serviço prestado, o prêmio é atribuído a eles desde a época de Zé Rolim e hoje comandado por Humberto não é diferente. Sobre esses prêmios o contador fala de satisfação e qualidade.

“É sentir que as empresas estão satisfeitas com seu trabalho; a gente procura qualificar mais ainda para que as empresas não passem por questões entre Receita Federal, Estado, aquelas fiscalizações, que elas sempre estejam expositivas. A satisfação está aí, você trabalhar com qualidade para poder satisfazer as empresas e elas também se sentirem satisfeitas com você”, destacou Humberto.

Ilca ressalta o significado do escritório que já foi do pai, hoje é do esposo e que tem parte dos filhos trabalhando nele. “Esse escritório significa uma existência, uma vida, porque eu desde criança me lembro de meu pai chegando em casa dizendo que era contador, ‘guarda livro’ naquele tempo, não era contador era ‘guarda livro’ e meu pai foi um dos primeiros contadores de Cajazeiras, o primeiro ‘guarda livro’. Eu me sinto muito honrada de fazer parte da família de José Rolim”, afirmou Ilca Rolim.

Serviços:

O escritório Rolim Contabilidade fica na cidade de Cajazeiras.

Endereço: Rua Siqueira Campos, 138, centro

Telefone para contato: (83) 3531-1200

celular: (83) 9 9385-3490

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: