header top bar

section content

VÍDEO: Enfermeira da Imunne Clínica de Vacinação explica o que fazer quando perder o cartão de vacina

Caroline Torres explica que é preciso manter o cartão de vacina de toda família atualizado e afirma: "a vacina não é apenas para crianças"

Por Diário

30/01/2023 às 19h19 • atualizado em 30/01/2023 às 19h25

A diretora da Imunne Clínica de Vacinação, Caroline Torres, explicou no programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, quais os procedimentos que devem ser feitos se o cartão de vacinas for perdido.

Caroline informou que após a perda é necessário fazer uma avaliação para determinar as vacinas que precisarão ser tomadas. “Quando perde o cartão de vacina a gente precisa fazer essa avaliação de acordo com a idade, algumas doenças ou comorbidades que o paciente venha a ter, se foi alguma indicação médica, enfim a gente faz toda essa avaliação juntamente com as orientações dos calendários recomendados da SBIM [Sociedade Brasileira de Imunização] e aí a gente faz as indicações”, disse a enfermeira.

Ela explica ainda que é preciso manter o cartão de vacina atualizado e não só o da criança, mas de toda família. “A vacina não é apenas para crianças; adultos, adolescentes, idosos, até porque quando você era criança não existia muitas das vacinas que existem hoje”, destaca Caroline.

Sobre as vacinas por via oral ela informa que existem, mas são feitas para uma pessoa específica de um caso específico.

“Existem algumas vacinas imunológicas… de tratamento, que são prescritas por médicos alergologistas. Essas vacinas são manipuladas e são realizadas para aquele tipo de paciente, tipo de doença, de solução que precisa vir a ter. Então os médicos alergologistas após exames, consultas, podem prescrever alguma vacina manipulada para aquela pessoa e fazer; existe elas sem agulhas, sublinguais, orais e também existem injetáveis, mas são vacinas diferentes das nossas”, explicou a diretora.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: