header top bar

section content

VÍDEO: Servidores da Saúde sofrem com salários atrasados em Cajazeiras e reivindicam soluções da gestão

Diversas categorias de profissionais de saúde do município ainda não receberam os salários referente ao mês de janeiro

Por Diário

08/02/2023 às 18h28 • atualizado em 08/02/2023 às 18h31

Na manhã desta quarta-feira (08) profissionais da área da saúde se reuniram em frente a sede da Secretária Municipal de Saúde de Cajazeiras para reivindicar respostas e soluções sobre o atraso na folha de pagamento da categoria.

Para o programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão o Agente Comunitário de Saúde (ACS), Felipe Silva, falou sobre o movimento conduzido pelo Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC).

“É uma mobilização capitaneada pelo SINFUMC, através da sua presidente Elinete Lourenço, e aqui nós estamos em frente à Secretaria Municipal de Saúde, reivindicando que a Secretaria de Saúde, o prefeito Zé Aldemir possa garantir uma política pública de pagamento mais celebre para os agentes comunitários de saúde e para os agentes de combate a endemias, porque essas duas categorias, principalmente, só recebem seus pagamentos no mês seguinte”, disse Felipe Silva.

Diversas categorias de profissionais de saúde do município ainda não receberam os salários referente ao mês de janeiro. Felipe informa que o repasse Federal já foi feito e diz, “o pacto federativo feito pelo governo Lula [presidente da república] está dando indícios que vai melhorar”.

“A receita dos agentes comunitários de saúde foi depositado no dia 10 de janeiro e a receita para o pagamentos dos agentes de combate as endemias foi feita no dia 27 de janeiro, então isso já denota uma melhora. Agora resta aos prefeitos, diante desse cenário que o pacto federativo está sendo cumprido pelo governo Federal, resta aos senhores prefeitos garantirem recursos com receita própria para destinar ao pagamento dessas profissionais em dias”, ressaltou o agente.

Felipe completou reivindicando aos gestores públicos garantias do pagamentos dos servidores. “Se o governo Federal faz a sua parte, resta agora aos prefeitos garantirem essa demanda para que os agentes de combate as endemias e os agentes comunitários de saúde não sofram tanto com esses atrasos”.

Da reunião ficou acordado, junto ao sindicato, que tentarão marcar uma reunião com o prefeito José Aldemir e a secretária Mychelle Noleto.

“Foi definido aqui que no próximo dia 15 de fevereiro o sindicado vai se reunir com esses servidores para discutir e criar caminhos para equacionar esse problema”, Felipe disse ainda que esse é um problema que está trazendo prejuízo à categoria e que poderá trazer prejuízo também para a população.

O agente convidou a todos os servidores que estão com a folha de pagamento do mês de janeiro em atraso para se fazerem presentes no dia 15 de fevereiro na reunião que acontecerá na EMEIEF Antônio Tabosa Rodrigues, o Caic, para “discutir os temas inerentes a regularização dos vencimentos desses trabalhadores”.

Até o momento a Secretaria de Saúde não se pronunciou sobre o atraso salarial das categorias dos profissionais de saúde do município. Deixamos o nosso espaço liberado caso a gestão municipal através da Secretaria de Saúde deseje apresentar aos trabalhadores a versão em relação ao atraso salarial.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: