header top bar

section content

VÍDEO: Estudante de Cajazeiras aprovada em 1º lugar em Medicina na USP analisa se irá estudar na instituição

Maria Clara, de 17 anos, explicou que apesar da USP ser um sonho, a mudança é muito repentina e disse que a Paraíba também tem ótimas instituições

Por Priscila Tavares

22/02/2023 às 19h18 • atualizado em 26/02/2023 às 23h16

A TV Diário do Sertão entrevistou a estudante Maria Clara Lira, de 17 anos, cajazeirense que foi aprovada em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ela contou sobre sua rotina de estudos, a estratégia na hora da realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e como será a partir de agora.

A adolescente era aluna do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, onde cursou o técnico de Informática integrado ao ensino médio. Maria Clara é filha da pedagoga Lídia Maria e de Marcílio Lira; ela é sobrinha dos atores Nanego Lira, que interpreta Padre Zezo na novela ‘Mar do Sertão’ da Rede Globo, e de Buda Lira, que está no elenco do filme Bacurau.

A estudante contou que em dezembro de 2022 se inscreveu no processo seletivo da USP para os cursos de Medicina e Psicologia. A universidade, apesar de utilizar as notas do Enem, tem um sistema de seleção própria, o Enem-USP, ao invés do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Rotina de estudos

Maria Clara explicou que começou a rotina de estudos da preparação para o Enem em 2020, no seu primeiro ano do ensino médio. Na época, com o início da pandemia, as aulas on-line e o distanciamento social, a estudante utilizava a maior parte do seu tempo para ver os conteúdos.

“Quando comecei eu tinha o período da manhã, nos momentos que eu não tinha aula da escola, da tarde e da noite. Eu costumava estudar em cada turno desse por volta de três horas e era dedicado ao Enem”, contou.

Entre os métodos de estudo utilizados por Maria Clara, ela destacou o uso de aulas on-line, livros didáticos e os cadernos de questões aplicados em exames anteriores. A adolescente contou que em 2022 terminou os conteúdos do ensino médio e começou a revisá-los. Durante todo o ano ela continuou com a rotina de estudos dividindo o tempo com as atividades da escola e do curso técnico até chegar o dia da aplicação das provas do Enem.

A estudante falou sobre os obstáculos enfrentados durante o período que teve que se dedicar aos estudos, onde abriu mão de ver os amigos e até mesmo os familiares: “Tive que sacrificar essa parte da vida pessoal”. Por estudar sozinha, Maria Cara destacou a dificuldade em conseguir ajuda imediata quando surgia alguma dúvida, por isso precisava esperar o outro dia para sanar a dúvida com algum professor na escola ou recorria a fóruns on-line.

“Em relação ao estudo, a dificuldade maior era, por estudar em casa, às vezes não tinha a quem recorrer imediatamente alguma dúvida, então ou eu perguntava a algum dos meus professores no dia seguinte na escola ou fazia perguntas em fóruns on-line. O principal ponto de estudar só é não ter a quem recorrer para tirar uma dúvida de imediato”, pontuou.

Maria Clara destacou a importância de uma rede de apoio com família, amigos e professores para se manter firme durante o processo de preparação par ao Enem.

Maria Clara e Elmo Lacerda (Foto: Diário do Sertão)

A prova do Enem

A estudante compartilhou a estratégia utilizada durante a realização da prova do Enem. Ela contou que no primeiro dia começou respondendo quase todas as questões de Ciências Humanas de forma rápida; em seguida a redação, depois a prova de Linguagens e Códigos e por último ela retornava às questões que não tinha respondido e refazia; no segundo dia começou pela área na qual tinha dificuldades, Ciências da Natureza, e foi alternando com Matemática.

Maria Clara explicou a escolha do curso de Medicina e falou que é uma área pela qual ela tem interesse desde criança. “Eu escolhi Medicina porque acho bastante interessante a questão da complexidade do corpo humano, foi algo que sempre me interessou, tanto que tenho um livro de anatomia desde criança. A Medicina pela questão de cuidar, mas a área de estudo me interessa bastante, saber o funcionamento do corpo humano”, disse a jovem.

A notícia da aprovação

A estudante contou que foi a primeira a saber da aprovação na USP, que já estava à espera do resultado e ao sair o documento, em uma busca rápida, encontrou seu nome, mas não sabia em qual curso ou qual posição estava.

“Eu sabia que tinha sido aprovada em algo, ainda não tinha visto em quê e em que posição, já fiquei feliz, mas aí quando eu vi que era meu nome no primeiro lugar eu fiquei sem acreditar, eu fiquei surpresa, muito feliz e logo em seguida contei a minha mãe a ao meu pai que estavam comigo”, contou a estudante.

Maria Clara falou sobre o contato que recebeu da universidade, em que disseram que poderiam auxiliar a estudante em questão de moradia na cidade de São Paulo.

Maria Clara (Foto: Arquivo pessoal)

A mudança para São Paulo

“A USP é um sonho, sempre foi meu sonho. No momento que eu comecei a estudar pesei logo na USP por ser a melhor instituição do país e da América Latina e seria muito importante ir, mas também vejo que ficar na Paraíba tem excelentes instituições e eu poderia ficar mais próximo da minha família e também não seria uma mudança tão brusca em tão pouco tempo”, destacou a jovem.

Maria Clara explicou que as matrículas se encerram no dia 27 de fevereiro e que tem até esse dia para decidir, junto aos pais, se irá estudar na instituição. Além da USP, a jovem se inscreveu no Sisu para os cursos de Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e disse que independente de onde vá cursar espera conseguir exercer a profissão de forma humana e dedicada.

A estudante agradeceu as mensagens de apoio e felicitações que vem recebendo. Aos pais ela agradeceu e dedicou seu amor, disse ainda que foram eles que conquistaram a aprovação e que sem eles não conseguiria e não teria chegado onde chegou. Maria Clara deixou uma mensagem para os estudantes que estão no processo de preparação para o Enem.

“A melhor mensagem que posso deixar é que tenham foco, determinação e acreditem no processo, porque muitas vezes a gente acha que o que está fazendo, o que está estudando não é o suficiente, mas se a gente tem um método certo e se dedica naquilo que está fazendo conseguimos obter resultados”, falou a estudante.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: