header top bar

section content

VÍDEO: Moradoras da mesma rua em Cajazeiras, idosas com mais de 90 anos contam seus segredos para longevidade

A Paraíba ocupa o 3º lugar do Nordeste em população idosa com mais de 60 anos, ficando atrás apenas do Ceará e Rio Grande do Norte. No Brasil as regiões com maior número de idosos são: Sudeste com 46,25% e Nordeste com 26,50%

Por Priscila Tavares

27/02/2023 às 19h25

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até a rua Dr. Aprígio de Sá, no centro de Cajazeiras, para conhecer três ilustres moradoras com mais de 90 anos de idade que são amigas e vizinhas, um fato curioso, já que no Brasil a expectativa de vida para mulheres é de 80,1 anos. As três senhoras surpreenderam por esbanjar saúde e muito bom humor durante a reportagem ao lado dos filhos e familiares.

A Paraíba ocupa o 3º lugar do Nordeste em população idosa com mais de 60 anos, ficando atrás apenas do Ceará e Rio Grande do Norte. No Brasil as regiões com maior número de idosos são: Sudeste com 46,25% e Nordeste com 26,50%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil tem cerca de 800 mil habitantes com 90 anos ou mais.

O repórter Elmo Lacerda falou com Maria Pinheiro de Lucena, natural de Mossoró-RN, que completa 99 anos no dia 07 de março de 2023. Maria relembrou da infância, falou das comidas favoritas, dos filhos e soltou a voz com uma de suas canções favoritas. Ela disse que não tem segredo para viver tantos anos, apenas se cuidar bem, ter uma boa alimentação e prezar pelas noites de sono. A idosa tem cinco filhos, que falaram sobre o orgulho de ter a mãe com essa idade.

Socorro Lucena, uma das filhas de Maria, garantiu que irão comemorar o aniversário da mãe no mês de março. “Minha mãe é maravilhosa, sempre muito boa com os filhos, genros, netos. A gente tem muito orgulho dela; prestes a completar 99 anos, que nós vamos comemorar com a família”, disse a filha.

Maria Pinheiro de Lucena ao lado das filhas (Foto: Diário do Sertão)

Dona Aladiah

A outra ilustre moradora é Aladiah Simões Cartaxo, nascida em 17 de janeiro de 1925, completou 98 anos em 2023 e é natural da cidade de Patos. Viúva do ex-combatente Sinval Dantas Cartaxo, com quem teve 8 filhos, ela falou da alegria de ainda ter saúde com essa idade: “Eu sou sadia demais, não sinto nada”.

Roberto Cartaxo, de 73 anos, filho da aposentada, relembrou um fato de 2015 em que estavam organizando a festa de 90 anos da mãe e ela questionou se não seria melhor esperar para fazer a de 100 anos. Roberto destacou o orgulho que tem da mãe e o privilégio que é ainda tê-la com vida.

“A gente sempre brinca aqui. Nós estamos, eu com 73 [anos], minha irmã com 75; se a gente vai conseguir chegar aí [a idade da mãe]. Já é um privilégio muito grande, todo dia a gente estar aqui sentados com ela. É uma alegria tamanha a gente conviver, eu com essa idade toda, conviver com minha mãe ainda”, falou o filho.

Aladiah Simões Cartaxo ao lado dos filhos (Foto: Diário do Sertão)

Dona Joana

A reportagem conversou também com Joana Alexandre Pereira, de 98 anos. Nascida em 15 de fevereiro de 1925, é viúva do saudoso Zé Sacristão, com quem teve 8 filhos. Dona de uma simpatia incomparável, sorridente, ela lembrou de seu esposo, dos filhos e afilhados e agradeceu a Deus por estar viva.

Sua filha, Maria de Fátima, falou com orgulho do legado deixado pela mãe durante todo esse tempo para os familiares e destacou a fé como ponto forte dos ensinamentos.

“Ter a nossa mãe é uma benção de Deus, Nossa Senhora sempre nos ajudando, porque a mamãe é uma mulher muito sábia, é uma mulher de muita fortaleza; de oito filhos ela já perdeu três, então não é fácil uma mãe perder três filhos que a dor é muito grande, mas ela soube muito bem superar isso tudo pela fé”, destacou Maria de Fátima.

Joana Alexandre Pereira e familiares (Foto: Diário do Sertão)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: