header top bar

section content

VÍDEO: Ceninha inaugura laboratório de robótica, unidade de apoio às mulheres e entrega novo ônibus escolar

Na mesma manhã, o prefeito de Bonito de Santa Fé e sua equipe de auxiliares entregaram equipamentos inéditos para o município que irão transformar a realidade dos bonitenses daqui para frente

Por Jocivan Pinheiro

17/03/2023 às 19h05 • atualizado em 17/03/2023 às 19h08

Este dia 17 de março de 2023 foi histórico para a população de Bonito de Santa Fé, no sertão paraibano. Na mesma manhã, o prefeito Ceninha Lucena (Podemos) e sua equipe de auxiliares entregaram equipamentos inéditos para o município que irão transformar a realidade dos bonitenses daqui para frente.

Primeiro, o prefeito Ceninha participou da inauguração de um moderno laboratório de robótica na Escola Integral de Ensino Fundamental 1 e 2 Professora Áurea Dias de Almeida. Cerca de 300 estudantes terão contato com tecnologia de ponta e vão se beneficiar do laboratório, que é uma iniciativa pioneira em parceria com o programa Educaverso da Funetec-PB (Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba).

O programa Educaverso disponibiliza uma plataforma virtual de game com linguagem educativa que auxilia os estudantes na aprendizagem dos conceitos teóricos da robótica. Após as aulas no ambiente virtual do metaverso, os alunos iniciam a prática, aplicando o conhecimento em maquetes e protótipos visando solucionar problemas urbanos reais.

Inauguração do laboratório de robótica (Foto: Victor Batista/TVDS)

Em um momento de descontração, o prefeito Ceninha Lucena experimentou pela primeira o ambiente virtual do programa educativo.

“Vai aproveitar o interesse dos nossos jovens e crianças pela internet e tirar o melhor disso para que o aluno sinta vontade de vir à escola, porque sabe que lá também vamos trabalhar com jogos, mas jogos educativos”, frisou o prefeito.

Gregory Gentle, coordenador do programa Educaverso, destaca o pioneirismo do município de Bonito de Santa Fé na região e o impacto educacional do laboratório. “Dentro desse jogo a gente trabalha conceitos que fazem parte da robótica. Aliado ao ambiente virtual que é o metaverso, a gente trabalha junto com eles a questão da cidade inteligente, os conceitos de robótica que ele aprendeu de forma virtual no ambiente físico, com problemas reais da cidade”, explica.

A coordenadora da Funetec, Sthephanie Vilar, reitera que o aprendizado junto ao metaverso é uma revolução no ensino. “O aluno vai aprender de forma didática, tanto os conceitos de robótica como os da área de educação. Através do jogo ele vai fazer a parte da teoria e depois vai aplicar na prática através do protótipo junto à impressora 3D. Através disso ele vai criar uma base inicial para o mercado”.

Em seguida, o prefeito e sua equipe participaram da inauguração de uma unidade da Rede Delas Sertão, localizada nas instalações internas do Mercado Público. A unidade é um serviço de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Rede Delas Sertão acolhe mulheres vítimas de violência doméstica (Foto: Victor Batista/TVDS)

A Rede Delas Sertão proporciona, em parceria com os municípios, a abertura de espaços que integram vários serviços para as mulheres, como apoio jurídico, psicológico, de saúde e para empreendedorismo. Tudo num só lugar, facilitando o acesso delas a esses suportes. Kelly Dayana, idealizadora do projeto, estuda violência contra a mulher há mais de 15 anos e já conhece as transformações positivas desse projeto.

“A gente sabe que os dados são alarmantes. O que a gente pode fazer de posse desses dados? A gente precisa acolher essas mulheres, dar voz a elas. E aí surgiu essa ideia de fazer essa rede para que elas pudessem ter apoio num único espaço. Se a mulher consegue se profissionalizar e a própria prefeitura comprar a mão-de-obra e o trabalho dela, a economia gira, tira essa mulher do ciclo da violência e ela vai ter essa independência financeira”.

Prefeito Ceninha entregou novo ônibus escolar (Foto: Victor Batista/TVDS)

A manhã continuou com outra importante ação que beneficia a educação pública. O prefeito entregou mais um ônibus escolar novo para os estudantes. Ceninha Lucena deu até uma voltinha no veículo, acompanhado da secretária executiva da Pesca do Estado da Paraíba, Maria Silva da Cunha (Silvia da Pesca).

“Nosso governador é um homem preocupado com a educação, com a segurança, é um governo parceiro do município de Bonito. Estou muito honrada em estar aqui representando nosso governador, que está trazendo trabalho e melhorias para Bonito através do prefeito Ceninha”, falou a secretária.

Para finalizar o dia, a equipe da TV Diário do Sertão conheceu o sistema de monitoramento por câmeras implantado pela gestão municipal em parceria com a Polícia Militar. O sistema monitora várias vias públicas da cidade e tem duas bases de controle: uma no Mercado Público e outro no posto avançado do 6º BPM. O sargento João Pedro afirmou que o sistema melhorou a capacidade de solucionar crimes.

Mais fotos

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: