header top bar

section content

VÍDEO: Alunos da ECIT de Cajazeiras fazem manifestação em busca de respostas sobre reforma da instituição

Os alunos da ECIT Nicéia Claudino estão provisoriamente tendo aulas duas vezes por semana no prédio do CSU e reclamam da estrutura que, segundo eles, não comporta a quantidade de estudante

Por Diário

19/04/2023 às 18h46

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) uma manifestação dos estudantes da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cajazeiras (ECIT), Nicéa Claudino Pinheiro, de onde seguiram em direção à sede da 9ª Gerência Regional de Ensino para cobrar respostas sobre a reforma que está acontecendo na ECIT desde 2022.

Os alunos estão provisoriamente tendo aulas duas vezes por semana no prédio do CSU (Centro Social Urbano). O ensino está acontecendo de forma híbrida e os estudantes reclamam da estrutura que, segundo eles, não comporta a quantidade de alunos e querem respostas sobre o prazo de finalização das obras.

“Há mais de nove meses estamos com a nossa escola em reforma e pedimos uma resposta, nós queremos voltar para nossa escola, a gente está num espaço que não ocupa todos os alunos e queremos uma iniciativa da Gerência para essa situação que a gente está passando”, disse a estudante Lara Maria.

Protesto dos estudantes da ECIT Cajazeiras (Foto: Victor Batista/ TVDS)

Naiane Silva é presidente do Grêmio Estudantil e falou para a nossa reportagem que “do jeito que está não pode ficar”, cobrando respostas e mais transparência sobre o andamento da reforma da ECIT.

“A gente está numa manifestação pacífica, viemos atrás de respostas porque o prazo da reforma da nossa escola já se estendeu demais e a gente quer, mais do que nunca, voltar para nossa escola. A situação que a gente está não dá certo, tendo aula duas vezes por semana, sem nenhuma estrutura adequada, porque aqui nem porta tem [no CSU], não comporta a quantidade de alunos que tem no Nicéia”, destacou a estudante.

A manifestação seguiu pacificamente até a sede da 9ª Gerência de Ensino em Cajazeiras onde a gerente, Cleidismar Oliveira, recebeu os estudante para uma reunião, juntamente com os engenheiros da SUPLAN, responsáveis pela reforma da escola, para esclarecer o andamento da obra.

“A gente reconhece e compreende o direito do estudante de se expressar e de reivindicar. Quero dizer a vocês que em nenhum momento a gente se omitiu de tomar as medidas e procurar solucionar essa questão. O secretário de Educação [do Estadi, Antônio Roberto] está empenhado nisso”, informou a gerente.

Estudantes da ECIT em reunião com a 9ª Regional de Ensino (Foto: Victor Batista/ TVDS)

Cleidismar Oliveira disse que entendem que o CSU, onde estão provisoriamente, não é o local ideal, mas afirmou que estão empenhados para que os alunos não tenham prejuízo pedagógico na aprendizagem. Ela disse que a obra estava prevista para terminar em abril, mas que algumas lajes colapsaram e, para garantir a segurança da comunidade escolar, a obra vai ser ampliada e levará muito mais tempo. Em questão do espaço que está sendo utilizado para as aulas provisórias, a gerente afirma que não há outro prédio em Cajazeiras.

“Se fosse possível locar um outro prédio, o Estado já teria locado, mas infelizmente Cajazeiras não tem à disposição prédios que estejam dentro dos padrões de funcionamento de uma escola”, afirmou a gerente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: