header top bar

section content

VÍDEO: Dennys Girardi revela como encontrar a verdadeira fonte de cura pela perspectiva do Bön Budismo

O professor falou que nas práticas espirituais ocidentais há um busca de refúgio externo, que a devoção está voltado para algo fora e, segundo ele, ao buscar a cura é preciso fazer o caminho inverso

Por Priscila Tavares

04/05/2023 às 19h04 • atualizado em 04/05/2023 às 21h04

“A verdadeira fonte cura” foi o tema do Despertar Espiritual com o professor Dennys Girardi que falou sobe uma perceptiva Bön da fonte de cura. Dennys é de Curitiba Paraná, professor de Filosofia, especialista em Psicanálise e Psicologia Analítica, Doutorando em Direito e Instrutor de Budismo Bön. Ele explicou sobre o ponto de vista tibetano que tem os elementos como fonte de criação do ser humano.

“Quando nós olhamos para a perspectiva tibetana nós não podemos esquecer que essa perspectiva tibetana vai ser xamânica, então ela vai tratar da relação homem natureza, homem elementos, terra, fogo, água, ar e espaço tendo o ser humano um ser, como todos os demais, que surge exatamente dos agregados desses elementos. Claro que é muito mais complexo que isso, mas só para dizer que nós somos terra, fogo, água, ar e espaço”, destacou o professor.

Ele falou que no Tibet há uma medicina específica em que considera o corpo saudável quando os elementos que o compõem estão equilibrados. Dennys ressalta que no ocidente existe o entendimento que o corpo e mente são coisas distintas, mas para o Bön isso não se aplica.

“Nós tendemos, como ocidentais, a entender que corpo é diferente de mente como se existissem duas coisas separadas, mas quando nós olhamos numa perspectiva oriental, numa perspectiva Bön essas coisas não estão tão separadas assim. Mente e corpo estão ocupando um mesmo espaço, um mesmo lugar. Mente e corpo não se separam de uma forma tão delimitada”, explicou.

O filosofo disse que em sua perspectiva a verdadeira fonte de cura está vinculada com a natureza pura da própria mente e explicou como fazer para acessar essa fonte.

“A fonte de cura está, no que nós chamamos, de refúgio interno. A fonte de cura está vinculada diretamente a natureza pura da mente, a fonte de cura está intimamente ligada a natureza búdica de cada um de nós”, contou o professor.

Ele fala que nas práticas espirituais ocidentais há um busca de refúgio externo, que a devoção está voltado para algo fora e, segundo ele, ao buscar a cura é preciso fazer o caminho inverso.

“Ao invés de olharmos para fora, nós vamos buscar essa fonte de cura e realização que já está em nós. Que está em nós desde que nascemos. Na perspectiva da realização, na perspectiva Bön nós vamos buscar nos conectar a mente luminosa, a iluminação, a natureza curar a mente”, explicou.

Dennys falou que a cura para o corpo é a medicina, mas que boa parte das doenças do corpo surgem primeiro na mente. Ela explica que a tradição Bön propõem fazer uma conexão ao espaço da mente luminosa, que é a natureza pura da mente.

“Quando nós meditamos vamos buscar, exatamente, esse espaço. O que vamos fazer é tentar, pela meditação, fazer a experiência da natureza pura da mente. Essa experiência da natureza da mente é a fonte da cura”, destacou o professor.

Veja mais sobre a perspectiva do Bön Budimos pelo instagram @padma_sangye e acompanhe o professor Dennys Girardi pelo @dennys.girardi.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: