header top bar

section content

VÍDEO: Vítima de tentativa de feminicídio em Cajazeiras faz apelo para que agressor continue preso

Silvania Trajano falou pela primeira vez sobre o caso, juntamente com sua advogada e as representantes da Marcha Mundial das Mulheres

Por Priscila Tavares

08/05/2023 às 20h27 • atualizado em 08/05/2023 às 22h05

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com Silvania Trajano de Sousa, vítima de tentativa de feminicídio na cidade de Cajazeiras, que falou pela primeira vez sobre o caso, além de sua advogada Ana Carolyne, que explicou como está o andamento do processo e as ativistas Neidinha Silva e Elza Gomes, representantes da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) na cidade.

O caso aconteceu em novembro de 2022 quando o agressor, ex-marido de Silvania que já tinha quebrado a medida protetiva, invadiu o prédio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Cajazeiras e atingiu a vítima com golpe de faca no pescoço.

Ana Carolyne falou do andamento do caso e explicou que o agressor está respondendo por dois processos, de ameaça e tentativa de feminicídio.

“Trata-se de uma tentativa de feminicídio com o descumprimento de medida protetiva. No caso, o indiciado responde por dois processos distintos, um de tentativa de feminicídio e outro de ameaça. O de ameaça fizemos, semana passada a audiência de instrução e julgamento, estamos aguardando a sentença e o de feminicídio estamos aguardando a audiência de instrução e julgamento que será mês que vem”, informou a advogada.

A vítima falou pela primeira vez do caso e relembrou os momentos de terror que viveu. Silvania clama por justiça e diz que só terá paz se o ex-marido continuar preso.

“Eu tive um relacionamento tóxico, abusivo. Sou portadora de uma deficiência física. Pus fim a um relacionamento de maneira amigável, meu ex-companheiro não aceitou o fim do relacionamento, quebrou medida protetiva, no dia 16 de novembro ele invadiu meu local de trabalho e me esfaqueou na cabeça só não me matou porque me socorreram na hora”, relembrou.

Silvania Trajano, vítima de tentativa de feminicídio (Foto: Reprodução/ TVDS)

“Eu estou pedindo justiça. Eu vivi momentos de terror nas mãos de uma pessoa que dizia que me amava. Ele entrou determinado a me matar, ele ameaçou e cumpriu. Ele invadiu, driblou a segurança do IFPB de Cajazeiras e me agrediu com faca e me disse: ‘se eu me soltar eu lhe mato e cumpro a cadeia satisfeito’. Então eu estou pedindo apoio da sociedade, que não esqueçam este caso”, completou Silvania.

Neidinha afirmou que o agressor é uma ameaça para a sociedade, pediu apoio da população e disse que quer que Silvania permaneça viva.

“Nós da Marcha Mundial das Mulheres, juntamente com o Centro de Defesa da Mulher Márcia Barbosa, estamos fazendo apelo social, chamando atenção para que o agressor de Silvania é uma ameaça para ela e é também uma ameaça para todas as mulheres, portanto uma ameaça para a sociedade. Nós estamos pedindo a sensibilidade da população, relembrando o caso e dizendo que nós queremos que Silvania permaneça viva”, falou Neidinha.

A ativista destacou ainda o pedido para a instalação da Patrulha Maria da Penha na cidade de Cajazeiras. A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Neidinha Alves, Elza Gomes, Silvania Trajano e Ana Carolyne (Foto: Victor Batista/ TVDS)

“A gente vê que os resultados, desde que a Patrulha foi criada na Paraíba, os resultados das mulheres que estão nesse acompanhamento é de feminicídio zero”, destacou Neidinha.

A representante da MMM, Elza Gomes, ressaltou que o caso de Silvania não pode se torna uma estatística e pediu mais visibilidade por parte da sociedade e da instituição de ensino onde aconteceu a tentativa de feminicídio.

“O caso Silvania traz um diferencial porque ela estava no seu local de trabalho. Silvania é funcionária pública federal, ela estava no exercício da sua função. Ela tinha uma medida protetiva. Então é preciso a gente considerar que Silvania estava no IFPB, no campus universitário e aí quando a gente chama a sociedade para prestar esse apoio sobre esse caso, a gente também conclama aos IFPB que possam também dar mais visibilidade a este caso para que ele não seja apenas uma estatística”, ressaltou a ativista.

Em caso de violência contra mulher denuncie pelo 180.

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: