header top bar

section content

VÍDEO: Encontro de lideranças em Cajazeiras planeja estratégias e ações para desenvolver o Alto Sertão

Segundo encontro do Programa Líder, realizado pelo Sebrae-PB, debate a construção de uma agenda positiva com ações direcionadas ao desenvolvimento econômico de forma sustentável

Por Jocivan Pinheiro

09/05/2023 às 16h48 • atualizado em 09/05/2023 às 16h52

Debater a construção de uma agenda positiva com ações direcionadas ao desenvolvimento econômico de forma sustentável. Essa foi a pauta principal do segundo encontro do Programa Líder, realizado pelo Sebrae-PB, nos dias 8 e 9, em Cajazeiras. A programação aconteceu no auditório do Sest/Senat e contou com a participação de empresários, donos de pequenos negócios, empreendedores, gestores municipais, líderes e pessoas interessadas na temática.

Além de estimular o surgimento de líderes em defesa do desenvolvimento regional, a iniciativa do Sebrae visa elaborar ideias de fomento ao ambiente de negócios, observando a adoção de medidas de impacto social com foco no crescimento do território. Outro aspecto que o programa busca é a mobilização do setor econômico e gestores públicos em favor de ações sustentáveis com ênfase ao crescimento dos pequenos negócios.

O palestrante Rômulo Rende destaca o perfil de liderança dos participantes em Cajazeiras. “O sucesso desse programa, a qualidade da agenda e a sua aplicação no futuro depende muito das pessoas que estão compondo esse grupo. E para nossa felicidade, a gente tem aqui pessoas com condições de contribuir muito para esse processo, uma vez que são pessoas experientes que já têm uma trajetória, uma bagagem, um trabalho feito na forma de líderes”.

Júlia Márcia, gerente do SENAC de Cajazeiras, enfatiza que o Programa Líder planeja o desenvolvimento do Alto Sertão pensando ideias e estratégias a médio e longo prazo.

“É desenvolver nosso protagonismo, entender que também somos responsáveis pelo desenvolvimento de uma região, envolver a sociedade civil nesse processo, com escuta, com a construção de ideias, com a elaboração de um projeto estratégico para a cidade, para que nos próximos anos seja, efetivamente, implementado e o desenvolvimento chegue para todos”.

A implementação das ações acontece em três fases, sendo a primeira considerada de fundação e identificação do território e o grupo de líderes; a segunda é direcionada ao processo de estruturação do grupo e cooperação à construção de uma agenda de desenvolvimento; e a terceira e última fase, de aplicação, com o grupo institucionalizado para trabalhar a implantação da estratégica definida.

O empresário e presidente da CDL de Cajazeiras, Alexandre Costa, ressalta que o projeto é apartidário e vai, de fat, entregar resultado para a região. “Nosso propósito aqui é evitar aquela questão do achismo, do improviso. Nós estamos falando de projetos estratégicos para desenvolvimento de médio e longo prazo. Nós estamos chamando para a responsabilidade essas pessoas, como elas podem trabalhar um horizonte de futuro e desenvolvimento. A ideia é fazer um diagnóstico do Sertão para fazer um projeto. Ao fim desse programa, nós vamos apresentar um projeto estratégico de desenvolvimento”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: