header top bar

section content

VÍDEO: Dono da coxinha mais famosa de Cajazeiras, Manoel do ‘Encanto Nordestino’ fala sobre trajetória de vida

O salgado do Manoel não faz sucesso apenas na cidade, segundo ele, a coxinha é apreciada por outras regiões do país, e até mesmo fora do Brasil

Por Priscila Tavares

15/06/2023 às 11h04

Dono da coxinha mais famosa de Cajazeiras, Manoel Dias Neto esteve no Interview Personalidades, apresentado por Caliel Conrado, contando sobre sua trajetória de vida, as escolhas difíceis que fez e como surgiu uma das lanchonetes mais conhecidas da cidade, o Encanto Nordestino.

Segundo o comerciante, o segredo de sua coxinha é toda dedicação e capacitação que vem desenvolvendo durante os anos de trabalho. “Se capacitar, ter amor no que faz e procurar manter a qualidade”.

O salgado do Manoel não faz sucesso apenas na cidade de Cajazeiras, segundo ele, a coxinha é apreciada por outras regiões do país, e até mesmo fora do Brasil.

Manoel é natural de Bom Jesus, filho de agricultores, tem nove irmãos e relembrou as suas origens, da família e das dificuldades que enfrearam.

“Eu sou do sítio Morada Nova, município de Bom Jesus. Nós fomos criados numa casinha nobre, no sítio, nós vivíamos da agricultura e foi uma história bem sofrida, mas bem legal. Teve uma fase muito difícil. Quando você começa a entender da vida, aí você começa a sentir a dificuldade dos seus pais. No final da década de 70, para o início de 80, nós tivemos uma passagem, o nosso semiárido mudou das chuvas, foram terríveis, então alí foi uma fase muito difícil”, contou.

Manoel Dias Neto, comerciante de Cajazeiras (Foto: TVDS)

Ele falou que desde muito jovem, aos 8 anos de idade, ajudava os pais na roça e com o passar dos anos percebeu que precisaria mudar para ajudar a família.

“Eu vi a dificuldade dos meus pais e se eu permanecesse alí, com eles, meu futuro seria aquele também. Onde nós não tínhamos estudo, a oportunidade era quase zero”, explicou.

Seu destino, como muitos nordestinos naquela época, foi a cidade de São Paulo, onde Manoel detalhou um episódio vivido em seu primeiro emprego, onde sem muita experiência, tomou uma cerveja com um dos clientes. Ele contou que era normal ver isso nas bodegas do Sertão, mas o episódio lhe custou o emprego.

Após a demissão repentina, o comerciante começou a trabalhar em outra lanchonete. Ele contou que depois de alguns anos decidiu procurar outros desafios, queria aprender em lugares maiores e foi, então, que começou a trabalhar em um restaurante italiano 5 estrelas, onde muito famosos da época frequentavam, como Malu Mader, Hebe, Sergio Malandro, Carlos Alberto de Nobrega, entre muitos outros.

Manoel relembrou algumas personalidades que causavam uma certa tensão durante o atendimento no restaurante, e citou o Paulo Maluf e o irmão.

“Paulo Maluf, pense numa encrenca grande para atender. Ele e o irmão dele. Muito ricos, muito famosos e ele parece que não gosta muito de nordestino não, porque a gente ia atender com toda humildade, simplicidade. Tratava a gente parecia que ia engolir”, disse.

Manoel Dias Neto ao lado de Petson Santos e Caliel Conrado (Foto: TVDS)

Ele falou que do dinheiro que recebia na “cidade grande”, ele mandava todo mês uma parte para os pais e relembrou a dificuldade que era naquela época para fazer o envio pelos correios.

Após muitos anos na cidade de São Paulo, depois de ter passado por muitos assaltos violentos, Manoel chamou a esposa para voltar ao Nordeste. Ele revelou que seu sonho era morar em Cajazeiras e ser um comerciante bem sucedido. Em seus primeiros anos, Manoel trabalhava vendendo salgado e caldo no Mercado Central, em Cajazeiras, onde passou um pouco mais de cinco anos, antes de abrir a Lanchonete e Restaurante Encanto Nordestino.

“Eu queria ter uma lanchonete, bonita, onde eu agregasse as pessoas, acolhesse, nesse ritmo que nós somos na Encanto Nordestino”, pontuou.

Durante a entrevista, Manoel foi surpreendido com homenagens em vídeos da irmã caçula Joaquina, de amigos, do poeta Raimundo Nonato, do atleta Lucas Flash, de sua esposa Enieide e dos filhos, Matheus e Viviane. O empresário não conseguiu conter a emoção e agradeceu o carinho de todos.

Manoel encerrou a entrevista dizendo que se Deus lhe concedesse um desejo, ele pediria mais alguns anos ao lado dos pais para que pudessem ver e se orgulhar dele e de seu trabalho. O comerciante ainda mandou uma mensagem com muito carinho para todos os clientes do Encanto Nordestino.

“Carinhosamente, em especial, para todos os meus clientes um cheiro, um beijo no coração de todos. Sou grato eterno a vocês, porque sem vocês eu não sou nada”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: