header top bar

section content

VÍDEO: Estudante de Pombal vence concurso Jovem Senador 2023 e representará a Paraíba no Congresso Nacional

Gabriel de Matos tem 16 anos e foi selecionado no concurso estadual para participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília

Por Priscila Tavares

21/06/2023 às 18h08

O estudante Gabriel Ferreira de Matos da cidade de Pombal, venceu o concurso estadual Jovem Senador 2023 e será o representante da Paraíba na Semana de Vivência Legislativa no Congresso Nacional em Brasília.

Gabriel tem 16 anos e é aluno da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Vicente Freitas. O jovem falou da emoção que foi receber a notícia, que estar orgulhoso e se sente reconhecido pela sua habilidade de escrita.

“Foi algo que muito me marcou. Foi algo que, apesar de eu ter certa confiança que tinha feito um texto muito bom, eu também fiquei muito surpreso, afinal é um concurso à nível estadual, onde apenas uma redação das quase 400 escolas que estavam aptas a participar, saber que a minha foi escolhida é algo que me traz muito orgulho”, disse.

Gabriel Ferreira de Matos recebendo o título de Jovem Senador 2023 na ECIT Monsenhor Vicente Freitas e Pombal (Foto: Arquivo pessoal)

O concurso tinha como tema a ‘Saúde Mental na Escola’ e o jovem e Gabriel destacou a importância da discursão da temática para construção e crescimento dos estudantes.

“A saúde mental nas escolas públicas, infelizmente, é um tema muito pouco falado. Na minha experiência estudantil, de todo meu desenvolvimento estudantil, eu apenas fui ter conhecimento acerca dessa temática a partir do meu 1º ano do ensino médio, quando acontecia as palestras no mês de setembro. Isso reflete que, infelizmente, nossa educação tem uma lacuna muito grande acerca dessa temática”, destacou.

Ele correlacionou a saúde mental com a violência nas escolas e o bullying, afirmando que “traz consequências inimagináveis para a questão da socialização”.

Gabriel e professores (Foto: Arquivo pessoal)

O estudante falou que as expectativas para a sua vivência no Congresso Nacional estão em poder discutir os pontos e intervenções levantados em sua redação. Gabriel contou que umas das intervenções sugeridas no seu texto é a implantação de profissionais da saúde mental nas escolas públicas.

“Busco criar projetos de lei, no que estiver ao meu alcance. Busco atender o desejo e o anseio de cada estudante paraibano e vou propor, sempre que possível, legislações que possam valorizar a questão da saúde mental nas escolas”.

O jovem agradeceu a Deus, aos colegas da ECIT, os professores, a sua família e aos pais por todo apoio que recebeu. Gabriel destacou ainda o orgulho que sente em representar o estado da Paraíba.

“Para mim é um orgulho poder representar mais de 4 milhões de paraibanos numa semana do Congresso Nacional, onde são debatidos a elaboração de leis, de viés democráticos que buscam apenas ajudar o desenvolvimento da nossa nação”, disse o jovem.

Gabriel e família (Foto: Arquivo pessoal)

Gabriel e mais 26 estudantes, representantes dos demais estados e do Distrito Federal, estarão em Brasília de 21 à 25 de agosto, e terão a oportunidade de vivênciar o processo de discursão e elaboração das leis do país, acompanhando de perto o trabalho dos senadores da República. Os jovens poderão apresentar suas propostas e se aprovadas seguirão para tramitação no Senado Federal.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: