header top bar

section content

Prefeitura de Aparecida participa de experiência inovadora para o cultivo de milho no sertão

O evento técnico contou com a participação da EMPAER, o GRUPO PRÓSPERA e o município de São Francisco

Por Caliel Conradho

28/06/2023 às 15h39

Prefeitura de Aparecida participa de experiência inovadora para o cultivo de milho no sertão. Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Aparecida, através da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMPAER e o GRUPO PRÓSPERA, participou de um evento de rodada técnica no município de São Francisco. O evento aconteceu na propriedade da família do agricultor Lamartine. O grupo está fazendo unidades demonstrativas da cultura do milho, no estado da Paraíba.

Na região do Alto Sertão, o município de São Francisco foi selecionado para o experimento. No intuito de propagar a experiência nos demais municípios da região, e mostrar exatamente um cultivo de milho mais eficaz, com a introdução de novas tecnologias, como: adubação eficiente, pulverização, a seleção das sementes, para garantir uma alta produtividade na cultura do milho.

“O objetivo da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Aparecida foi basicamente se apropriar do conhecimento para que, posteriormente, possa também implantar uma unidade demonstrativa no município de Aparecida, e levar esse conhecimento para trabalhar com os agricultores e agricultoras”, destacou o prefeito João Neto.

Foram três variedades de milho plantadas no roçado do agricultor experimentador, pra ver qual a que se adapta melhor, e a que produz mais nas condições do semiárido.

Em relação a essa experiência, relatórios apontam que em algumas situações os agricultores já produziram cerca de 200 sacas de milho por hectare. Isso demonstra que, com a prática e o manejo empregado corretamente, é possível atingir também uma alta produtividade da cultura do milho nas terras dos agricultores aparecidense.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: