header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro aponta quais os principais problemas no canal do Açude Grande de Cajazeiras

Fernando Figueiredo falou ainda do projeto de despoluição das águas do açude e como isso pode fomentar o turismo local

Por Priscila Tavares

06/07/2023 às 15h59

Na coluna semanal Diário de Obras, o engenheiro Fernando Figueiredo falou sobre os problemas que permeiam o canal do Açude Grande de Cajazeiras e o que pode ser feito se a despoluição do açude acontecer.

Na atual situação, Fernando afirma que o canal apresenta perigos para a população e destacou dois deles: “Primeiro o risco sanitário, porque no canal, infelizmente, ainda é jogado esgoto bruto, então é um risco ambiental para a população e a gente já sabe que saneamento básico está diretamente ligado com saúde pública. O segundo, é que o canal da nossa cidade, assim como em quase todos os municípios do Brasil, eles são oriundos de córregos naturais que serviu de base para a fundação dos municípios”, disse.

Recentemente foi anunciado pela Cagepa um investimento de R$ 37,8 milhões para recuperação e revitalização do Açude Grande, em Cajazeiras, e o engenheiro falou que a tendência é que os esgotos que caem no canal sejam redirecionados para um sistema mais efetivo.

Fernando aponta que com a despoluição das águas do Açude Grande, o canal pode ser tornar um ponto turístico na cidade. Em sua concepção, as águas revitalizadas seriam utilizadas apenas para o lazer já que Cajazeiras tem dois grandes mananciais de água potável.

“Fica uma coisa fenomenal para o município, porque já tem a vertente do Açude Grande ser um dos pilares, imagina algumas praças ao longo de um canal todo tratado, com iluminação, vegetação. Cajazeiras não necessita de aproveitar essa água para ser potável. Primeiro porque é pequeno o manancial, para o tamanho da cidade, e porque nós temos dois mananciais que suprem as necessidades do município, que é o de Boqueirão e o da Lagoa do Arroz”, afirmou o engenheiro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: