header top bar

section content

VÍDEO: Artista plástico que fez famoso portal dos dinossauros na entrada de Sousa fala da relevância da obra

Berg Almeida é responsável por todas as obras de dinossauros que têm na cidade e revelou um projeto para um novo portal no município

Por Priscila Tavares

23/07/2023 às 14h07 • atualizado em 23/07/2023 às 22h33

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com o artista plástico, Berg Almeida, responsável pela criação do famoso portal dos dinossauros na entrada da cidade de Sousa.

Berg é natural do Rio de Janeiro, mas mora em Sousa desde criança, cidade natal de sua família. Ele falou sobre a veia artística e porque decidiu seguir o caminho das artes plásticas.

“O talento para arte é de nascença, eu não escolhi, não decidi de uma hora para outra ser artista. Mas no decorrer da vida eu fui me aperfeiçoando”, disse.

A cidade de Sousa é conhecida pelo seu turismo paleontológico e as pegadas históricas no Vale dos Dinossauros. O animal pré-histórico é símbolo no município. Os brachiosaurus da entrada da ‘Cidade Sorriso’ se tornaram um ponto turístico, onde os visitantes tiram um tempinho para fotografar o monumento e espalhar o registro pelo mundo.

“Esse portal há muito tempo estava engavetado o projeto. Então o prefeito Tayrone resolveu desengavetá-lo e eu fui contratado para executar está obra. Uma obra muito grande, foi um desafio que tive medo no início, pela sintuosidade do projeto, mas um medo que eu controlei. Houve um sucesso muito grande na execução do trabalho e muito grande a repercussão da obra”, enfatizou Berg.

Portal da cidade de Sousa (Foto: TVDS)

O artista é responsável por todas as obras de dinossauros que têm na cidade. Ele contou que começou fazendo obras pequenas de 3 metros de comprimento, depois foram aparecendo projetos de 5, 10, até o portal com os brachiosaurus, que tem 25 metros de comprimento por 10 de altura, cada dinossauro.

Berg revelou que há um projeto pronto para um novo portal na cidade, para ser executado na saída de Sousa para Uiraúna, com dois Tiranossauro Rex. Apesar do projeto já estar pronto, não há recursos para a execução no momento.

“É muito interessante para o município, que precisa de referencia muito forte. Dada a repercussão que esse teve e a posição e localidade daquele lá [os tiranossauros], em direção ao Vale, é interessante para o município que aquela obra seja construída”, destacou.

Ele reforça que a construção do novo portal irá valorizar o Vale dos Dinossauros e aumentar o turismo no local.

Portal da cidade de Sousa (Foto: TVDS)

Durante a entrevista, Berg falou ainda de projetos em outras cidades que estão em andamento. Ele destacou a construção de presépios em resina, com cerca de 2,5 metros de altura, no estado do Pará; citou uma estátua de Ariano Suassuna sentado em um banco na Fazenda Acauã, em Aparecida; e um jacaré, na praia do Jacaré, em Cabedelo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: