header top bar

section content

VÍDEO: Deputado, prefeitos e empresários do Alto Sertão prestigiam voo inaugural no aeroporto de Cajazeiras

Serão três voos por semana, sempre às terças, quintas e sábados, saindo de Recife às 08h55 e chegando a Cajazeiras às 10h45, retornando à capital pernambucana, às 11h15

Por Priscila Tavares

01/08/2023 às 20h13

Nesta terça-feira, 1º de agosto foi celebrado o voo inaugural entre Cajazeiras e Recife-PE. Sessenta anos depois, a Terra do Padre Rolim retoma voos regulares no aeroporto Pedro Vieira Moreira.

Cajazeiras é a segunda cidade do sertão do Estado a ser contemplada com o voo comercial da Azul. Em agosto de 2021, a companhia iniciou operação em Patos com voos diários para o aeroporto de Recife, hub estratégico da Azul, onde os clientes podem fazer conexões com outros destinos do Brasil e do exterior.

Às 10h45, depois de muita expectativa, finalmente, o Cessna Caravan, que havia decolado do Recife às 08h55, pousou em terras cajazeirenses tornando um sonho realidade.

O deputado estadual Chico Mendes, líder do Governo na Assembleia, reforça a importância do voo a partir de Cajazeiras.

“Nós estamos tomados de alegria. Não só a mim, meu coração transborda de felicidade, mas acho que de igual forma todos os cajazeirenses que sonharam junto comigo e com todos nós, a chegada desse momento histórico. Para todos os sertanejos paraibanos, que sonharam conosco com a construção desse aeroporto, hoje é realidade. O que acontece aqui não é qualquer coisa, esse voo da Azul para Recife ele interliga Cajazeiras e o Sertão da Paraíba ao mundo inteiro”, disse o deputado.

A solenidade do voo inaugural da Azul em Cajazeiras foi transmitida ao vivo na TV Diário do Sertão. Foto: Diário do Sertão

O prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins destaca a importância do momento.

“Um dia histórico para a cidade de Cajazeiras. Não poderia deixar de estar aqui nesse momento tão importante para nossa cidade e para região como um todo. É importante todos os municípios estarem unidos nessa conquista de Cajazeiras, porque quando a cidade polo se desenvolve as demais cidades provavelmente se desenvolverão”, afirmou o gestor.

Ceninha Lucena, prefeito de Bonito de Santa Fé enfatiza o desenvolvimento que o voo trará para a região.

“É um orgulho e uma alegria muito grande, e sem contar com a torcida que a gente quer que dê tudo certo e que a ampliação venha o mais rápido possível também. É um início muito bom, mas a gente sabe que a região é muito ampla, precisa desse desenvolvimento, porque isso é um grande impulso em todas as áreas, ajuda na área da saúde, da educação e principalmente no turismo, no comércio, ou seja, é um aceleramento da economia”, destaca Ceninha.

A solenidade do voo inaugural da Azul em Cajazeiras foi transmitida ao vivo na TV Diário do Sertão. Foto: Diário do Sertão

Já o prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino, enaltece o potencial da região.

“É um momento impar que realiza o sonho de muitas pessoas que lutaram por isso e hoje está sendo concretizado através do empenho do nosso governador João Azevêdo e todo seu governo. Esse voo inaugural da empresa Azul vai fazer com que, não só Cajazeiras, mas as cidades polarizadas fiquem mais perto do mundo. Isso é um fato bastante importante, que vai trazer o desenvolvimento da nossa região, das nossas cidades e acima de tudo, com certeza que com esse crescimento vamos fomentar empresas, indústrias que venham para gerar emprego e renda nas nossas cidades”, falou Luiz Claudino.

O prefeito de Bernardino Batista, Aldo Andrade destaca a importância do voo.

“É motivo de a região celebrar esse momento, então, espero mesmo que esse seja o primeiro voo de muitos. Essa região merecia a mais tempo já ter esse voo, para ofertar a região de Cajazeiras, região de Sousa, para ter um local mais próximo para comportar e atender essa demanda que é grande. Está de parabéns o governador pela luta que teve junto a linha Azul”, pontuou Aldo Andrade.

A solenidade do voo inaugural da Azul em Cajazeiras foi transmitida ao vivo na TV Diário do Sertão. Foto: Diário do Sertão

Marcos Eron, prefeito de Monte Horebe enfatiza a conquista.

“Esse é um momento histórico, não só para Cajazeiras, mas para todo região, aonde se inaugura esse voo que dará esse marco inicial para economia, para melhoria do crescimento de toda vasta região. Uma grande conquista para toda região. Ter um voo que vai encurtar distâncias tanto comercial, quanto para saúde, para o turismo da nossa região, tudo isso vai trazer uma grande economia e a melhoria de vida de todo nosso povo”, disse o gestor.

A prefeita Denise Bayma de Bom Jesus comemora a conquista.

“Cajazeiras e região só têm a agradecer. Só a gente que tem essa luta diária, semanal, indo para Brasília para resolver nossos problemas dos nossos municípios é que sabemos a dificuldade que tínhamos em relação a esses voos”, destaca Denise.

A solenidade do voo inaugural da Azul em Cajazeiras foi transmitida ao vivo na TV Diário do Sertão. Foto: Diário do Sertão

A prefeita Leninha Romão de Uiraúna ressalta a importância da implantação do voo comercial.

“Esse é um dia do voo alto. Cajazeiras hoje não é mais só a terra do Padre Rolim, é a terra que mais avançou no nosso Sertão paraibano, temos que reconhecer o esforço e o trabalho do nosso governador João Azevêdo. O Alto Sertão paraibano, o Vale do Rio do Peixe, hoje, ganha com isso, o desenvolvimento chega mais rápido”, ressalta a prefeita.

O avião foi recebido com o tradicional batismo promovido pelo Corpo de Bombeiros. O trajeto acontece em um Cessna Cáravan, considerado um “trator” da aviação. Segundo especialistas é uma aeronave que possui robustez, economia e capacidade de cumprir vários tipos de operações. Serão três voos por semana, sempre às terças, quintas e sábados, saindo de Recife às 08h55 e chegando a Cajazeiras às 10h45, retornando à capital pernambucana, às 11h15. A duração do voo entre Cajazeiras e Recife é de 1h50.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: