header top bar

section content

VÍDEO: Radialista Jota França fala do desafio de enfrentar um câncer, da família e conta detalhes da carreira

Jota vem lutando contra um linfoma de hodgkin há 1 ano e 8 meses. "Deus implantou em mim uma força muito grande para que eu não caísse na depressão"

Por Priscila Tavares

13/08/2023 às 10h07

O Interview Personalidades recebeu o radialista Jota França que falou sobre os desafios de enfrentar um câncer, sobre a família e como começou sua trajetória no rádio.

Ele contou que seu nome verdadeiro é José Francialdo e que Jota França é um apelido carinhoso que recebeu dentro do rádio. Sua trajetória e interesse pelo rádio surgiu a partir do seu irmão já falecido, Claudio José, também radialista.

“O despertar pelo rádio veio também de uma inspiração dele [o irmão], onde acompanhei toda sua trajetória. Naquela época não tive tanto, aliás, interesse até que tinha, mas minha timidez não possibilitou de eu insistir ou procurar para que ele me desse a oportunidade mais cedo”, disse.

O radialista relembrou de quando acompanhou um amigo que iria fazer um teste na rádio comunitária Cidade FM, onde acabou fazendo também e foi aprovado, mas o amigo não. Ele relembrou que na época o diretor de programação era Caliel Conrado, apresentador do Interview Personalidades. Jota França fez também uma análise de como ele vê a comunicação nos tempos atuais.

Jota França e família no Melhores do Ano (foto: TVDS)

“Mudou muito porque ficou mais abrangente, antigamente o rádio era um dos poucos meios de comunicação. Com o advento da internet, as coisas se ampliaram mais. Hoje, eu acho que Cajazeiras precisa melhorar um pouco o aspecto da comunicação no rádio, nós estamos um pouco carentes de ter inovações, de coisas novas no rádio e muita das vezes temos profissionais que são bons, mas que não podem aproveitar, falta incentivo, os próprios donos de rádio precisam melhorar um pouco essa questão da visão perante o rádio e os profissionais. Hoje, rádio em Cajazeiras, quem é profissional vai trabalhar para fazer um feijão com arroz”, pontuou.

Durante a entrevista, ele relembrou os momentos vividos nas rádios que passou e destacou a liberdade de criação que tinha na empresas que trabalhou.

Em relação a imparcialidade dentro do meio de comunicação, Jota França afirma que resistiu por um tempo em acreditar que não existe tal coisa, mas, segundo ele, é da natureza do ser humano ter opiniões e posições, seja política, religiosa ou qualquer outra.

O radialista falou ainda das criticas e perseguições que sofreu durante sua carreira e revelou que recentemente recebeu convites para ingressar na política da base governista do município de Cajazeiras, mas que no momento não é sua intenção.

“Foi do grupo que hoje eu estou ligado. Hoje eu sou ligado ao atual prefeito Zé Aldemir, quando assumi cargos de secretário executivo, secretário adjunto da prefeitura de Cajazeiras, fiz meu trabalho e ainda faço parte da assessoria da prefeitura de Cajazeiras”, disse.

Jota França com sua esposa e filha no Melhores do Ano (Foto: TVDS)

Jota França falou sobre a importância da família em sua vida, contou um pouco sobre a adoção de sua filha Iara e revelou que tem uma ótima relação com a família biológica da menina.

“Iara é uma benção de Deus, que tem dois pais, duas mães, tem quatro avós e ela tem conhecimento disso. Ela convive com as duas famílias sem problema”, afirmou.

Além de radialista, Jota também é cantor, compositor, poeta e recitou alguns de seus versos durante a entrevista. Ele revelou também que irá produzir um documentário sobre sua trajetória de vida.

“Eu planejo fazer dentro desse documentário um contar da minha vida e dentro incrementar poesia, a música e também um espetáculo teatral”.

O câncer

Jota França é portador de um linfoma de hodgkin e vem lutando contra a doença a cerca de um ano e oito meses. Ele falou que a descoberta do câncer foi um momento muito difícil.

“Foi um baque muito grande. No ano de 2021, tudo parecia normal e aí começou a surgir alguns problemas de saúde. Interessante que veio os problemas tudo junto e no final eu descobri um câncer. Eu tenho Deus como cura, mas  além de curar ou antes de curar te mostra caminhos para você enfrentar o que está passando. Foi uma benção muito grande, Deus implantou em mim uma força muito grande para que eu não caísse na depressão”, disse o radialista.

Ainda na fase de tratamento, Jota garantiu que segue forte na luta contra a doença e que em breve poderá realizar um transplante de medula.

O radialista foi surpreendido pela participação do amigo e comunicador Fabiano Gomes, diretamente de João Pessoa, que falou sobre o exemplo de força que Jota França é.

“Jota se tornou nos últimos anos um exemplo de superação, que as pessoas amem cada vez mais viver e Jota ama a vida. O exemplo de tudo isso é a forma com que ele trata esse deserto que vem passando, mas graças a Deus está passando de fato. Eu convivi muitos anos com Jota, mas não sabia que ele era tão forte para passar pelo que está passando de forma firme, forte e confiante”, disse o comunicador.

Em um jogo rápido de perguntas e respostas com o apresentador Caliel Conrado, o radialista falou sobre Cajazeiras, os medos, política, a vida e o pedido que faria a Deus nesse momento.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: