header top bar

section content

VÍDEO: Professora cajazeirense fala da experiência de deixar o Brasil para ir morar em Portugual

A sertaneja é natural da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba e atualmente mora em Mafra, Portugal, a 30km da capital Lisboa

Por Priscila Tavares

01/10/2023 às 17h12

A professora cajazeirense Kelly Cartaxo Costa em participação ao vivo no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, falou sobre a experiência de deixar o Brasil para ir morar em Portugal.

Kelly Cartaxo é natural da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba e atualmente mora em Mafra, Portugal, a 30km da capital Lisboa. Ela é mestra em Ciências da Educação, especialista em Tecnologia Educacional e em Ciências da Educação, Pedagoga, Formadora e Facilitadora de Mindfulness, além de líder do ioga do riso e professora de Filosofia com crianças e jovens.

Atuou como professora da educação infantil, do ensino fundamental do curso normal em nível médio e da licenciatura em pedagogia. Também foi professora de cursos de pós-graduação na área de educação, coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora Pedagógica de todos os segmentos da educação básica.

Durante a entrevista, ela falou da sua vida em Cajazeiras antes de ir para o país europeu e afirma que nunca foi sua pretensão mudar do Brasil.

“Nunca imaginei. Nunca passou pela minha cabeça, a minha vida inteira foi Cajazeiras. A gente percebe que o avanço tecnológico estreia essas possibilidades e a atribuo a isso a minha saída de Cajazeiras para Portugal”, disse.

Kelly contou que conheceu o marido, que é português, pela internet quando fazia o mestrado, que ele veio embora para o Brasil para conhece-la e como foi a adaptação dele na cidade.

“Ele aqui era corretor de imóveis, e aí também começou trabalhar no ramo imobiliário. Fez o curso, começou estudar administração, quase terminou o curso. Depois a gente decidiu abrir uma escola, que hoje é o ‘Aprender Mais'”, falou a professora.

Ela disse que decidiram ir embora para Portugal porque o seu marido é filho único e sua mãe precisava de cuidado, e também para que ela pudesse estudar. Ao chegar no novo país, Kelly teve que fazer cursos de especialização para poder começar a trabalhar.

Ela destaca a desconfiança e o preconceito que existe em Portugal em relação aos brasileiros.

“Infelizmente existe essas dificuldades. Existe sim, um pé atrás de algumas pessoas, com relação a brasileiros ou de outras nacionalidades”, disse.

Kelly fala ainda, como é o dia a dia em Portugal, como são as refeições, custo de vida, transporte, aluguel de casa e outras peculiaridades da vida portuguesa e cita durante a entrevista algumas palavras que causaram um certo constrangimento no novo país.

Além disso, ela falou sobre jornada de trabalho, salário, segurança, saúde e a vida em Portugal. Ela destaca sua devoção à Santa Terezinha e viagens que já fez a outras cidades de Portugal e Espanha.

Atualmente Kelly Cartaxo é colaboradora na revista Construir Notícias, trabalha com assessoria pedagógica, professora de Mindfulness e de Filosofia com crianças em Portugal e tem um canal no YouTube para pais, professores e crianças chamado Academia de Mindfulness. Ela falou também do livro que lançou.

“Eu lancei o livro ‘Praticando Mindfulness em Contexto Educativo’. É um livro de práticas de atividades para sala de aula. Lancei ano passado, porque é o meu trabalho hoje, sou instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes. Todo esse tempo eu estive estudando, me preparando e trabalhando. Eu gosto muito de escrever e por isso dediquei um tempo para a escrita e, graças a Deus, saiu esse fruto”, falou.

A professora também é autora dos livros ‘A Alegria de Conversar Sobre Ensino e Aprendizagem’ e ‘A Criança que Descobriu as Emoções’ e está para lançar ‘As Emoções da Borboleta Bárbara’ e ‘Qual o Segredo da Caixa?’.

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: