header top bar

section content

VÍDEO: ‘Quero viver mais para cuidar do meu povo’, diz Dr. Deusdedit Leitão em homenagem pelo Dia do Médico

Há mais de 50 anos, Dr. Deusdedit faz história prestando serviços a toda população de Cajazeiras e região

Por Priscila Tavares

18/10/2023 às 17h13 • atualizado em 18/10/2023 às 17h58

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico no Brasil. Esta data é celebrada em homenagem a São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos.

A reportagem do Diário do Sertão foi até a casa de um dos maiores médicos da cidade de Cajazeiras e região. Dr. Deusdedit Leitão, tem 80 anos e há 55 cuida da saúde da população sertaneja. O médico contou sobre sua trajetória na Medicina, os desafios e como começou na profissão.

“Passei no vestibular de Medicina em Recife e depois que conclui o curso, fiz residência médica em São Paulo e retornei para minha cidade, porque eu queria, realmente, prestar esse serviço a população de Cajazeiras”, disse.

Ele contou que foi médico em várias cidades circunvizinhas, diretor do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) por 11 anos, relembrou sobre casos que aconteceu durante sua vida na área da saúde e da época em que trabalhou na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo.

Dr. Deusdedit Leitão (Foto: TVDS)

“Me sinto, realmente, realizado por ter escolhido essa profissão de médico, que era o que eu queria desde a infância”, ressaltou.

Sobre os desafios enfrentados ao logo doa anos, ele contou que antigamente, antes de toda tecnologia, o diagnóstico era mais difícil, mas a experiência sempre foi aliada nos seus atendimentos.

Deusdedit Leitão trabalhou muito anos como ginecologista e obstetra, hoje em dia atua na Medicina do Trabalho e atende em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na Zona Sul de Cajazeiras e pretende continuar cuidando da população.

“Eu quero viver mais para dar mais assistência ao meu povo”, pontuou.

Dr. Deusdedit Leitão, esposa e filho (Foto: TVDS)

O médico falou ainda, sobre o carinho que recebe da população, pediu mais dedicação dos profissionais e maiores investimentos por parte do poder público na área da saúde.

“Vocês têm que continuar trabalhando, mesmo com toda dificuldade. Eu peço que o Governo do Estado, Governo Federal dêm mais assistência em hospitais, recuperando os hospitais, para que os médicos tenham condições de tratar melhor a população”, ressaltou Deusdedit Leitão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: