header top bar

section content

VÍDEO: 23ª turma de Medicina do UNIFSM promove XIV Mesa Redonda para debater direitos humanos e outros temas

A professora Lindalva Cruz e os alunos do 1º período do curso detalharam a programação do evento que acontece no mês de novembro

Por Priscila Tavares

26/10/2023 às 18h38

O programa Diário News, da TV Diário do Sertão, recebeu a professora e doutora em sociologia Lindalva Cruz e os alunos do 1º período de Medicina Ana Livya, Eryclys Abreu e Mariana Lima, do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) para falar da XIV Mesa Redonda, Direitos Humanos, Democracia, Saúde Planetária e Bem Viver, promovida pela 23ª turma de Medicina da instituição.

Lindalva Cruz destaca que o Centro Universitária tem implantado, na grade curricular dos seus cursos, a educação em direitos humanos e que a roda de debates sobre o tema já se tornou uma tradição na instituição.

“Hoje nós temos, desde organização de trabalhadores rurais, grupos étnicos, profissionais liberais, diferentes universidades e o público, que não está em organização, o ensino médio e isso para nós é gratificante”, ressaltou.

Ela informa que o UNIFSM é pioneiro em trabalhar os direitos humanos no currículo dos seus cursos e que faz parte do compromisso social da IES (Instituto de Ensino Superior).

“Isso faz parte do compromisso de educação, o compromisso social da nossa instituição e, por ser uma experiência inovadora, é difícil a gente encontrar, nas grades curriculares, um módulo como esse”, pontuou.

XIV Mesa Redonda, UNIFSM (Foto: TVDS)

A estudante Ana Livya destacou a importância da participação de toda comunidade nas discussões.

“Muito interessante que participe quem é acadêmico e para quem não é, que está no ensino médio, qualquer área, é importante que participe, porque vai abordar muitos temas importantes que vai agregar na vida de qualquer um que venha assistir”, disse a aluna.

As inscrições para a XIV Mesa Redonda vão até o dia 05 de novembro, é completamente gratuita e pode ser realizada CLICANDO AQUI. O evento acontece no dia 06 de novembro, das 8h30 às 12h30. A instituição enviará um link para todos os inscritos poderem participar dos debates de forma remota.

A professora Lindalva afiram que a iniciativa é uma semente que está sendo plantada para uma transformação social.

“Quando nós temos universidades de outros países se inscrevendo na nossa mesa redonda, a gente percebe quão relevante, também para outros povos, outras línguas, ouvirem como o Brasil trabalha, como o Centro Universitário está envolvido no processo de construção de uma sociedade democrática, civilizada, que respeita o meio ambiente, que procura construir relações circulares no nosso meio, uma educação inclusiva”, destacou a professora.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: