header top bar

section content

VÍDEO: II Encontro da Jovem Advocacia lota teatro com palestras de juristas de renome nacional em Cajazeiras

O evento foi um sucesso e para 2024, Dr. João de Deus Quirino Filho diz que quer trazer o renomado jurista Dr. Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay

Por Priscila Tavares

27/10/2023 às 18h30 • atualizado em 29/10/2023 às 11h27

A Subseção da OAB em Cajazeiras realizou, nesta sexta-feira (27), o II Encontro da Jovem Advocacia, no Teatro Íracles Brocos Pires (ICA), com três grandes palestrantes do Direito, o advogado cajazeirense Dr. João de Deus Quirino Filho, que é coordenador de Interiorização da OAB Nacional, o advogado criminalista e professor Dr. Fernandes Braga e o famoso advogado criminal Dr. Ércio Quaresma, de Minas Gerais, que atuou em casos de grande repercussão, como do goleiro Bruno e o caso dos “canibais de Garanhuns”.

Quase 300 advogados participaram do evento, que aconteceu no Teatro Ica em Cajazeiras. Com o tema “A defesa tem a palavra!”, o evento foca nas prerrogativas do profissional da advocacia.

O advogado João de Deus Quirino Filho, destacou a alegria de sediar em Cajazeiras mais um encontro marcando a interiorização.

“Uma alegria muito grande, um evento presencial com mais de 4h de duração, e a jovem advocacia, os estudantes de direito antenados e presentes, e desfrutando das palestras. Cumprindo também a agenda da interiorização, que é levar a capacitação, através da OAB, a todos os rincões onde o advogado e advogada estiver”, disse João de Deus.

II Encontro da Jovem Advocacia (Foto: TVDS)

Jon Pereira, presidente da OAB Subsessão Cajazeiras, enfatiza a importância da inclusão da jovem advocacia nas pautas prioritárias.

“Um grande evento da advocacia cajazeirense, com palestrantes de nível nacional, que deram um verdadeiro show de sabedoria, de conhecimento, de troca de experiências, de vontades da advocacia apresentadas a esse público tão seleto de advogados, de estudantes, de estagiários, que percorreram vários quilómetros. Nós temos aqui visitantes do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Pernambuco e da Paraíba para juntos tomarmos conhecimento e nos embebermos da sabedoria dos palestrantes”, falou o presidente.

O advogado criminalista Fernandes Braga destacou que o evento marca a união do conhecimento teórico com a prática.

“A nossa preocupação, para com o evento, é trazer teoria e prática. Os jovens advogados que estão aqui presentes, os acadêmicos de Direito que queriam se inclinar junto a advocacia criminal, é necessário ver como sair de uma encruzilhada e aí foi hoje transmitido, passado para quem quisesse ver, quais são as possíveis saídas disso e a principal delas é estudar, ter conhecimento, se manter altivo”, pontuou o jurista.

II Encontro da Jovem Advocacia (Foto: TVDS)

Dr. Ércio Quaresma, renomado jurista do país, enfatizou que a defesa sempre tem que ocupar o espaço de fala, independentemente da instância.

“Iniciativas dessa natureza são relevantes porque a capacitação se faz imperiosa e permanente, nós não podemos ficar estacionados. Advocacia não é profissão para covarde, como ensinou Sobral. Terminal do juri e a própria advocacia não é lugar para aventureiros, plenário, advocacia exige presença, protagonismo. Nós somos titulares de prerrogativos o destinatário é aquele que confia na gente, nós somos a última fronteira de um estado todo poderoso com aquele que está acusado, com aquele que está sendo alvo de uma ação tributária, de uma ação de qualquer natureza. Temos que fazer com que a advocacia tenha um lugar de respeito, somos indispensáveis na administração e justiça conforme preceitua a Carta política”, disse o advogado.

Ao final do II Encontro da Jovem Advocacia, João de Deus garantiu empenho para que em 2024 um dos palestrantes seja o advogado Dr. Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

II Encontro da Jovem Advocacia (Foto: TVDS)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: